A fêmea de maitaca-verde (Pionus maximiliani), também conhecida como periquitão-maracanã, foi entregue aos cuidados do Corpo de Bombeiros, ontem, na unidade da 7ª Companhia Independente. O morador, responsável pelo resgate, relatou que avistou o animal caído em seu quintal e aparentemente ferido.
Em avaliação inicial, os militares constataram que uma das asas havia sido lesionada, mas as causas não foram apuradas. O animal foi acondicionado em recipiente adequado e encaminhado para técnicos da Diretoria de Unidade Desconcentrada (DUD) da Sema, que prosseguirá com os trabalhos de reabilitação.
Segundo dados do Ministério do Meio Ambiente (MMA), a espécie é considerada uma das aves mais comuns na fauna brasileira. Tendo um papel vital na natureza, as maritacas consomem e fazem a dispersão das sementes de frutos por áreas distantes, auxiliando nos processos de reflorestamento natural.
Entre seus habitats regulares, estão áreas localizadas em florestas úmidas até savanas e áreas cultivadas. Elas ainda integram o grupos de pássaros sociáveis, podendo voar em bandos de 6 a 8 indivíduos. Durante épocas de fartura, quando a comida chega a níveis abundantes, reúnem-se cerca de 50 indivíduos.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.


