O registro da tentativa de predação envolvendo um filhote de onça-pintada (Panthera onca) e o tamanduá-bandeira (Myrmecophaga tridactyla) ocorreu hoje de madrugada, durante trajeto pela Rodovia Transpantaneira, na região de Porto Jofre, em Poconé (104 quilômetros ao Sul de Cuiabá). As imagens foram capturadas pelo engenheiro elétrico Olavo Arruda, que reside na região, e rapidamente viralizaram na internet.
É possível ver, a partir do vídeo, o momento em que ambos se encontram na estrada. A onça avança contra o mamífero de grande porte, na tentativa de dominá-lo, mas acaba sendo repelida e afugentada na sequência. O tamanduá, que pode chegar a medir 1,3 metros de comprimento e pesar até 31,5 quilos, pode usar suas garras poderosas em situações de autodefesa.
De acordo com o guia turístico Ailton Lara, especializado em tours com o maior felino das Américas, “a onça-pintada está no topo da cadeia alimentar, mas confrontos com tamanduás são raros. De um lado, a onça possui uma mordida extremamente forte; do outro, o tamanduá conta com garras enormes e afiadas. O vencedor depende muito mais de técnica e estratégia do que apenas de força”.
O Pantanal brasileiro abriga a segunda maior população de onças-pintadas do mundo (depois da Amazônia brasileira). Estima-se que 4 mil a 6 mil desses grandes felinos vivam na região, muitos concentrados na região de Porto Jofre, onde, há apenas algumas décadas, as onças-pintadas foram quase completamente extintas pela caça ilegal. Hoje, a região abriga a maior densidade de tal espécie no mundo, desde a introdução do turismo de onças.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.


