A cobra-cipó-verde ou caninana-verde (Chironius bicarinatus) foi encontrada, ontem à noite, na lavanderia de uma residência, situada na região central de Alta Floresta. Não houve, segundo o Corpo de Bombeiros, registro de incidentes envolvendo o contato com o animal. O proprietário do imóvel detalhou, no boletim de ocorrência, que deparou-se com a mesma enquanto se “abrigava” embaixo de uma máquina de lavar.
A captura foi realizada pelos militares com o auxílio de equipamentos regulares, como o gancho e a pinça de manejo. Ao verificarem que o ofídio aparentava estar saudável, foi transportado até uma região de mata além dos limites da cidade para a soltura adequada.
Segundo o Instituto Butantan, apesar de a espécie ser considerada peçonhenta, sua picada é incapaz de matar um ser humano. Com características físicas mais finas e porte mediano, a Chironius habita florestas úmidas perenes e de galeria, quando a mata se forma acompanhando córregos e rios. Os biomas onde é comumente vista são os da Amazônia, Cerrado, Mata Atlântica, Pantanal e Caatinga. A organização ainda destacou que a cobra-cipó é considerada muito agitada e geralmente foge ao ser notada por predadores.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.


