PUBLICIDADE

Monitoramento no cumprimento de acordo na saúde é tema de reunião entre TCE e secretaria estadual

PUBLICIDADE

A equipe da Secretaria de Estado de Saúde apresentou ao Tribunal de Contas do Estado (TCE), esta manhã, o plano de ações para cumprimento do Termo de Ajustamento de Gestão (TAG) visando a melhoria das políticas públicas relacionadas à Atenção Básica, à Assistência Farmacêutica e à Regulação Assistencial. O TAG proposto pelo tribunal baseou-se nos resultados das auditorias especiais, cujo relator é o conselheiro Antônio Joaquim que apontou a necessidade de medidas para corrigir as falhas identificadas. O TAG foi assinado no dia 27 de março.

Na reunião, o secretário de Saúde, Marco Bertúlio, afirmou que "as determinações do controle externo foram fundamentais para a reestruturação da SES que agora conta com coordenadorias para cada uma das três áreas apontadas". Além das ações já realizadas, a Secretaria de Saúde apresentou o plano de providências para o cumprimento dos compromissos firmados junto ao Tribunal de Contas.

Foi destacado pelo presidente do TCE, conselheiro Waldir Teis, que "o foco de qualquer auditoria do Tribunal de Contas é a sociedade e no caso da saúde é preciso que a administração pública esteja atenta para a qualidade dos serviços, pois não basta aplicar 12% da receita, como determina a lei, se as pessoas não estão recebendo atendimento nos hospitais e se as farmácias não contam com medicamentos". Em relação ao TAG, Teis explicou que trata de um instrumento que auxilia a gestão, pois divide as responsabilidades, "não adianta somente diagnosticar as deficiências, é preciso dar a receita do remédio e as auditorias especiais tem este viés de orientação".

De acordo com o que foi apresentado pela equipe da secretaria quanto à determinação do TAG ao Governo Estadual para que regularizasse os repasses aos municípios, com atrasos desde 2012, a situação foi solucionada com o repasse de R$ 102,41 milhões para atender municípios e consórcios. Segundo a secretária de Auditorias Especiais do TCE-MT, Lidiane dos Anjos, as informações entregues pela Secretaria de Saúde serão analisadas pelos auditores e pelo relator, conselheiro Antônio Joaquim que, após oportunizar defesa, levará seu voto ao plenário do TCE-MT para julgamento do cumprimento das ações. O conselheiro substituto junto à Presidência, Ronaldo Ribeiro, também participou da reunião.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

SINE divulga mais de 90 vagas de emprego em Lucas do Rio Verde

As empresas no município iniciam a semana admitindo 95...

Secretaria lança edital para contratar gestão de hospital regional em Mato Grosso

A secretaria estadual de Saúde publicou, ontem, um edital...

MP aciona servidoras por usar diplomas falsos para progressão de carreira em Mato Grosso

A promotoria de justiça cível de Paranatinga ajuizou Ação...
PUBLICIDADE