A missa de sétimo dia de falecimento do juiz Cezar Francisco Bassan está marcada para acontecer, amanhã, às 19h, na Igreja Nossa Senhora da Guia, situada na avenida Fernando Corrêa da Costa, sentido Centro-Coxipó, em Cuiabá.
Bassan faleceu na quarta-feira (27), em decorrência de uma pneumonia. Ele estava internado há cerca de 45 dias na UTI e sofreu parada cardiorrespiratória. Na ocasião, o presidente do Tribunal de Justiça, Orlando Perri, lamentou a perda e decretou luto oficial por três dias no âmbito do Judicial Estadual.
Natural de Vera Cruz (SP), Bassan ingressou na magistratura em 1986 na condição de juiz substituto. Dois anos depois, conquistou o posto de juiz de direito vitalício, tendo passagem pelas comarcas de Juara, Alto Garças, Alta Floresta, Colíder, Sinop, Alto Araguaia, Santo Antônio do Leverger, Cáceres, Diamantino e Cuiabá.
Em janeiro de 2006, após confusão no trânsito, em Sinop, o juiz acabou sendo baleado e perdeu parte dos movimentos do corpo. Em setembro de 2007, Bassan assumiu a função de ouvidor-geral da Justiça. Ele lecionou Direito na Fundação Faculdade Municipal de Ciências e Letras de Paranavaí (PR) e atuou na assessoria jurídica da Câmara de Sinop.