O protesto dos agricultores do Nortão e Médio-Norte Mato-grossense começa a repercutir no Governo Federal. Um secretário do ministro Roberto Rodrigues deve estar amanhã, em Lucas do Rio Verde, reunido com lideranças do movimento. A confirmação foi feita há instantes, pelo senador Antero Paes de Barros (PSDB), que desde segunda-feira vem fazendo duras criticas e cobranças ao governo Lula, endossando a reivindicação dos produtores para que sejam feitas mudanças econômicas para evitar que a queda do dólar continue baixando ainda mais o preço da soja, milho, arroz e algodão.
Veja fotos de máquinas queimadas, bloqueios e panelaço clicando aqui
Veja fotos do protesto no Nortão clicando aqui
Antero fez um pronunciamento, agora há pouco, no Senado, defendendo o ministro da Agricultura mas atacando o presidente Lula. Antero disse que o ministro tem conhecimento dos problemas sabe da decisão adequada de que deve ser tomada, porém não serão efetivadas pelo governo.”Espero que o presidente atenda o seu ministro da Agricultura que também uma grande biografia, conhece profundamente os problemas da agricultura, e deixe de castigar os agricultores brasileiros”, atacou Antero.
Manifestações
O protesto dos agricultores no Norte de Mato Grosso está cada vez mais quente. Três colheitadeiras e um trator foram incendiados em protestos em Lucas do Rio Verde, Sorriso e Tapurah. Os próprios proprietários decidiram atear fogo aos maquinários, com vários anos de uso, para reforçar os protestos contra a política econômica e agrícola do Governo Lula. Ontem, foram queimados uma colheitadeira e um trator, pela manhã, em Lucas. À tarde, produtores queimaram uma colheitadeira no manifesto em Sorriso e outra em Tapurah. Há poucos instantes, foi ateado fogo em uma colheitadeira, por produtores de Sinop, no Alto da Glória, onde é feito o manifesto.
As manifestações prosseguem hoje. Em Lucas do Rio Verde, o tráfego na BR-163 é parcial, embora há 44 toneladas de soja na pista, no local do bloqueio. A soja estava em uma carreta bi trem que tentou furar o bloqueio e os agricultores, irritados, acabaram jogando a soja no asfalto. O tráfego de veículos, ônibus e caminhões que não estão carregados com produtos agrícolas e insumos está liberado.
A restrição é para os caminhões que transportam a safra para evitar que a soja, depositada pelos próprios agricultores nos armazéns, seja escoada.
Em Sorriso também há bloqueio parcial na rodovia, na altura do Posto 2000. Ontem houve um grande ato público reunindo centenas de produtores que colocaram faixas estampadas “SOS Agricultura” e com duras cobranças ao governo para que os preços dos produtos voltem a patamares que, ao menos, banquem os custos de produção, o que não vem ocorrendo desde a safra passada.
Em Sinop, houve panelaço pela manhã, em frente ao Banco do Brasil, em manifestação que reuniu mais de 200 pessoas. O protesto ‘Panela Vazia’foi encabeçada por produtoras e esposas de agricultores denunciando o endividamento e falência de muitos produtores por conta da crise instalada no setor e das altas taxas de juros cobradas nas linhas de crédito para a agricultura.
Em Nova Mutum, os produtores cumpriram determinação da Justiça Federal -que concedeu liminar a pedido do Governo Federal- e retiraram colheitadeiras e tratores da BR-163. Mas foram levados para frente de armazéns, impedindo a saída de carretas carregadas com soja. Os agricultores mantém os protestos e fecharam uma agência bancária e uma unidade de uma cooperativa de crédito.
Prefeituras de Sinop, Sorriso, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Vera, Feliz Natal – dentre muitas outras- estão decretando pontos facultativo desde ontem, apoiando o manifesto do setor produtivo. Câmaras de Vereadores, CDLs, Sindicato das Indústrias Madeireiras, associações comericiais, dentre outras entidades, também estão apoiando o protesto, considerando que a crise na agricultura afetou diretamente a economia de centenas de municípios mato-grossenses.
(Atualizada às 14:48hs)
Leia também
Mais uma colheitadeira é queimada por produtores no Nortão
Agricultores de Nova Mutum fecham 2 bancos.Prefeitura e câmara decretam ponto facultivo
Polícia tenta acabar com bloqueios; Agricultores intensificam protestos no Nortão
Agricultores queimam colheitadeira em Sorriso. Bloqueio continua parcial na BR-163
Senador Antero vai entregar reivindicações dos agricultores do Nortão a ministro
Mulheres de agricultores fazem panelaço neste momento em Sinop
Carreta tenta furar bloqueio no protesto de produtores em Lucas. Soja é jogada na BR-163
Protesto de Agricultores ‘pega fogo’ em Lucas, pára Sorriso e clima é tenso em Nova Mutum
Polícia vai retirar amanhã em Nova Mutum maquinários que bloqueiam BR-163
Sorriso pára em apoio a agricultores que fazem ato público neste momento
Prefeitura de Sinop apoia protesto de agricultores e decreta ponto facultativo
Protestos aumentam:163 bloqueada, fogo em colheitadeira e tensão nos bancos
Comércio de Lucas do Rio Verde fecha as portas em apoio aos agricultores
Ato público de agricultores em frente a banco de Sinop continua
Depois de protesto no Nortão, agricultores planejam marcha para Brasília
Juiz proíbe mas agricultores continuarão bloqueando BR-163 no Nortão
Antero discursa no Senado apoiando protesto de agricultores do Nortão e cita Só Notícias
Movimento de agricultores em Sorriso mobilizará comércio e poder público amanhã
Sindicato das Indústrias Madeireiras apóia movimento dos agricultores em Sinop
Bloqueio na BR-163 em Nova Mutum feito por agricultores é parcial
Sindicato das Indústrias Madeireiras apóia movimento dos agricultores em Sinop
CDL é solidária ao protesto de agricultores em Sinop mas contra fechamento de bancos
Produtores de Diamantino devem reforçar protesto e bloquear BR-364
Prefeitos do Nortão manifestam apoio ao protesto dos agricultores
Produtores fecham 5 bancos em Sinop. BR-163 é bloqueada em 4 cidades
Agricultores de Lucas R. Verde mantém bancos fechados. BR-163 também
Agricultores de Nova Mutum vão interditar a BR-163 às 10h