PUBLICIDADE

Ministro do TST lança processo judicial eletrônico em Cuiabá amanhã

PUBLICIDADE

Cuiabá será a segunda capital do país a contar com 100% de suas varas do trabalho operando o Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT). Até então, apenas as varas de Aracajú, capital de Sergipe, estavam totalmente integradas ao novo sistema de tramitação eletrônica de processos judiciais. A cerimônia que marca o início do funcionamento do PJe-JT nas nove varas do trabalho  ocorre amanhã (21), às 11h30. Ela acontece no Pleno do Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso. A solenidade contará com a presença do presidente do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro João Orestes Dalazen.

Após o início das operações, serão 11 varas do trabalho do Estado atuando integradas ao sistema e, conforme cronograma aprovado pelo CSJT, até o final do ano serão 19, incluindo as varas de Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Sinop, Colíder, Tangará da Serra e Jaciara. A perspectiva do TRT/MT é que todas as 38 unidades de primeira instância da Justiça do Trabalho em Mato Grosso estejam rodando o PJe-JT até fevereiro de 2013.

Ao longo desta semana, o TRT/MT tem realizado os últimos ajustes para o pleno funcionamento do PJe-JT, como é o caso das capacitações realizadas com servidores lotados na segunda instância, desembargadores e procuradores e assessores do Ministério Público do Trabalho. As qualificações ocorrem tendo em vista que todos as unidades passarão a trabalhar com a ferramenta após a integração do PJe-JT nas varas da Capital.

Soma-se a estes ajustes também a construção da sala cofre do Tribunal, a única no Estado com certificação da ABNT, cujo lançamento também ocorrerá nesta sexta-feira. A implantação desta sala-cofre consolida uma política de segurança da informação e constitui-se como um ambiente protegido, tanto do acesso a ela quanto à segurança dos dados ali armazenados.

Devem ser citado ainda os trabalhos de preparação das varas do trabalho de Cuiabá para a instalação do PJe-JT, como a instalação de quiosques de autoatendimento no saguão da Coordenadoria de Cadastramento Processual, as adequações de todas as salas de audiência, que compreendem a configuração dos computadores do magistrado, do secretário e da mesa e a instalação de monitores.

A versão do PJe-JT ser instalada nas varas de Cuiabá será a Descanso, última lançada pelo CSJT, que está mais acessível e com um grau de usabilidade maior, além de ser mais rápida que a anterior. Como destaques dessa versão podem ser citados a possibilidade dos advogados movimentar vários processos com uma única operação, bem como a notificação automática em relação a qualquer movimentação processual.

Mato Grosso foi um dos estados pioneiro na adoção do PJe na Justiça do Trabalho. A 1ª Vara de Várzea Grande, por exemplo, foi uma das unidades escolhidas como piloto na implantação do projeto no país, sendo a primeira da região Centro Oeste e a terceira do Brasil. O TRT/MT foi ainda o terceiro Tribunal a contar a versão de 2º grau do sistema e o primeiro a julgar um processo em primeira e segunda instâncias totalmente por via eletrônica.

A perspectiva do TRT de Mato Grosso é que, com a instalação do PJe-JT nas varas da Capital, 20% dos servidores sejam reaproveitados em outras áreas, dado a não mais necessidade de realização de alguns serviços burocráticos. Diante disso, o objetivo é fortalecer a atuação em outras áreas, bem como intensificar os trabalhos voltados ao cumprimento das metas previstas no Planejamento Estratégico da instituição.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Boletim aponta 39 mortes por dengue em Mato Grosso e 12 por chikungunya

O último boletim epidemiológico divulgado pela secretaria estadual de...

Veículos ficam danificados após colisão em cruzamento em Sorriso

Dois veículos ficaram bastante danificados após colidirem no cruzamento...

Apostadores de Sinop e Sorriso ganham prêmio na Quina

Dois apostadores de Sinop e Sorriso acertaram, ontem à...
PUBLICIDADE