PUBLICIDADE

Ministro do STF barra retirada de 5 mil famílias de área ocupada em Mato Grosso

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal, suspendeu hoje a ordem de reintegração de posse da área ocupada por mais de 5 mil pessoas no Contorno Leste, em Cuiabá. A decisão, tomada em ação impetrada por um morador, suspende a liminar que determinava a desocupação do local até o dia 27 de outubro.

Em sua análise, o ministro apontou falhas nos critérios adotados pelo governo do Estado de Mato Grosso para definir quais famílias estariam em situação de vulnerabilidade e teriam direito à proteção contra despejo. A decisão reconheceu uma omissão por parte das autoridades responsáveis, incluindo o Conselho Nacional de Justiça, a Comissão Estadual de Conflitos Fundiários do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ-MT) e o próprio governo estadual, por não estabelecerem parâmetros objetivos para a identificação das famílias em áreas de ocupação coletiva.

Com a medida, não há mais nenhuma ordem judicial vigente determinando a retirada das famílias da região. A suspensão concede um prazo até que uma solução definitiva para o caso seja consolidada. A ocupação no Contorno Leste começou em outubro de 2022 e se intensificou em janeiro de 2023.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Lucas do Rio Verde realiza primeira cirurgia de angioplastia pelo SUS

Lucas do Rio Verde celebra mais um marco histórico...

Colisão entre carretas interdita rodovia federal em Mato Grosso

Um acidente envolvendo três veículos de carga interditou no...
PUBLICIDADE