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Ministro dá prazo para entrega das obras de aeroporto em MT

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O ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil, Wellington Moreira Franco, definiu para o começo de abril o prazo para a conclusão da reforma do Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande. Em visita às obras, ontem à tarde, ele enfatizou os atrasos, o não cumprimento de nenhum cronograma até o momento e cobrou do consórcio encarregado da ampliação e da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo Fifa 2014 (Secopa) maior celeridade aos trabalhos. Enquanto deu nota 8 para os outros aeroportos visitados nas cidades-sede da Copa do Mundo e o de Campinas (SP), emitiu conceito “5 com viés de 4” para a estrutura existente em Mato Grosso. Técnicos da Empresa de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) farão uma nova inspeção no local no dia 22 de fevereiro.

“O que vimos foi que as obras estão atrasadas, mas com perspectiva de conclusão no tempo determinado. É louvável o esforço, mas é fundamental que a obra esteja concluída no prazo certo, final de março para começo de abril. Precisamos que não só o terminal, mas o restante do estacionamento e também uma via de acesso interno fiquem prontos. Dia 22 haverá uma inspeção dos engenheiros da Infraero, para avaliar o andamento da obra. A partir daí, teremos mais segurança se o produto vai ser entregue e como vai ser entregue no tempo previsto”, destacou.

Franco chamou atenção do governo do Estado e disparou que a força de vontade conta, mas o que importa é a realidade. Ele cobrou que a empresa se esforça ao máximo para que haja tempo suficiente da Infraero se preparar e ter condições de organizar o aeroporto. O ministro cobrou transparência e afirmou que por diversas vezes recebeu vários cronogramas e nenhum foi cumprido.

“Força de vontade é essencial, mas precisamos de coisas realistas e concretas. O que não pode é inaugurar na véspera dos acontecimentos e a Infraero não ter tempo hábil para a organização e os passageiros não terem o atendimento adequado. Pedi transparência, porque recebi vários cronogramas que nenhum foi cumprido. Mas agora não existe a hipótese de não atingir os objetivos no prazo fixado. Vejo que há vontade, há disposição, mas queremos a concretização desse empenho. Reiteramos que o prazo era para final de março, mas vamos dar mais alguns dias de abril, pois uma obra atrasada tem dificuldade de cumprir o cronograma, já que não cumpriu até agora”.

O ministro informou que através de uma pesquisa realizada pela SAC, para avaliar o desempenho do aeroporto de Várzea Grande, a insatisfação dos usuários é grande. Antes da chegada de Moreira Franco, o presidente da empresa responsável pela reforma, Construtora Englobal, Robério Garcia, disse que a obra estaria entregue em sua totalidade no final do mês de abril, mas após a cobrança terá que entregar no prazo exigido. “A projeção era para que a obra ficasse pronta final de abril, mas vamos nos empenhar ao máximo e entregar no prazo previsto. Temos 488 operários trabalhando noite e dia. Toda a parte de infraestrutura, que é a mais difícil, já está concluída. Agora entramos em fase de acabamento, que será mais fácil, pois é regime fechado e as chuvas não atrapalham”.

Garcia informou que a empresa já investiu mais de R$ 50 milhões e o restante dos equipamentos que falta para o acabamento deve chegar na próxima semana. Segundo o presidente, 60% da obra já estão concluídas. Já a Infraero aponta 40%. “Fizemos a compra de todos os equipamentos e materiais que já estão a caminho de Cuiabá. Na ótica da empresa, temos 60% da obra concluída, pois contamos com os investimentos já realizados. Para a Infraero é diferente, porque na visão dela só vai ser somado quando os equipamentos que estão chegando estiverem realmente instalados”.

Secretário da Secopa, Maurício Guimarães acredita que a obra será entregue no prazo determinado. “Dentro do cronograma estabelecido hoje, e as fases da obra, nos leva ao direcionamento da conclusão em meados de abril”.

A reforma do Aeroporto Internacional Marechal Rondon é fruto de um convênio entre a Infraero e o governo de Mato Grosso e segue os moldes do Regime Diferenciado de Contratação (RDC). As intervenções no aeroporto abrangem a reforma e ampliação do terminal de passageiros (A, B e C), incluindo instalação de pontes de embarque; reforma e adequação da via de serviço do lado-ar do aeroporto, nova sinalização horizontal do pátio da aeronave; reforma, adequação e ampliação do sistema rodoviário interno do aeroporto; reforma, adequação e ampliação do estacionamento do terminal de passageiros; ampliação da Central de Utilidades; nova área de equipamentos de rampa, no lado-ar do aeroporto; ampliação dos sistemas de infraestrutura básica, que inclui redes de energia elétrica, água, esgotos sanitários, águas pluviais e telecomunicações; e construção do estacionamento do novo prédio administrativo da Infraero.

Com a reforma e ampliação, a área construída passará dos atuais 5.460 para 13.200 metros quadrados. A capacidade também subirá de 2,5 milhões para 5,7 milhões de passageiros ao ano, oferecendo melhor estrutura e segurança para os passageiros.

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