O ministro da Defesa, Waldir Pires, estará hoje na Base Aérea do Cachimbo (sul do Pará – 290 km de onde caiu o Boieng da Gol na sexta-feira passada) e onde acompanharão os trabalhos da FAB e Exército do resgate das vítimas. 90 das 154 foram resgatadas até agora. O trabalho de buscas reiniciou hoje de manhã. A unidade de apoio continua sendo a Fazenda Jarinã (30 km de onde o avião caiu entre duas aldeias indígenas) e onde ficam hospedadas parte das equipes, além de peritos, legistas e bombeiros. Na fazenda ainda fica parte das aeronaves usadas para resgate dos corpos
•Veja fotos das buscas da FAB e traslados clicando aqui
Outros 20 corpos foram oficialmente identificados ontem pelo IML em Brasília após peritos colherem material biológico, na Fazenda Jarinã, e encaminharem os dados para o instituto. 9 corpos já foram liberados para famílias sepultarem.
Operação
Em nota ontem à noite, a FAB informou que não há data para o resgate ser concluído. Conforme Só Notícias havia antecipado na quinta-feira, ainda há muitos corpos para serem localizados na mata. Como a aeronave se desintegrou no ar, acredita-se que as vítimas possam estar num raio de até 10 km quadrados. O tenente coronel Feijó, da FAB, informou que as buscas vão continuar até que todos os corpos sejam retirados. Ontem, no final da tarde, um helicóptero sobrevoou a área do acidente e jogou 154 rosas que foram abençoadas em culto ecumênico, em homenagem às vítimas do maior acidente da história da aviação civil brasileira.
(Atualizada às 10:03hs)
Leia também:
Sobe para 90 número de corpos resgatados em queda de boeing da Gol
IML identifica 3 mulheres que morreram na queda de boeing
IML divulga lista de 17 corpos identificados em acidente aéreo no Nortão
Encontrados 2 motores do boein da Gol
Parte da caixa preta do boeing ainda não foi identificada
Identificadas 9 vítimas de boieng que caiu no Nortão
Queda de boeing: não há previsão para término das buscas