PUBLICIDADE

Ministério Público inicia campanha contra queimadas no Nortão

PUBLICIDADE

Assim como no ano passado, o Ministério Público atuará no combate a queimadas urbanas e rurais no extremo Norte. As chuvas ainda não terminaram, mas os trabalhos para evitar a fumaça e danos ambientais no período de seca já começaram. Segundo o promotor Marcelo Vachiano, de Alta Floresta, inicialmente estão sendo feitas ações orientativas em escolas e bairros, com apoio dos órgãos ambientais.

Ele alertou que os moradores que forem flagrados queimando lixo ou folhas, na área urbana, podem ser presos e penalizados com o pagamento de até um salário mínimo. No ano passado, algumas foram indiciadas por contravenção penal, após serem flagradas queimando lixos em seus terrenos. “O número de pessoas que praticam o crime é baixo, mas existem alguns que continuam queimando”, destacou.

Ainda, segundo ele, é esperada a redução das queimadas em áreas rurais e de matas. “Ano passado, constatamos redução de 50% nos focos em nossa região. Tinha muita fumaça, mas muita vinda de outras cidades. E esperamos que este ano, principalmente com a operação Arco de Fogo na região, caia ainda mais”, destacou, ao Só Notícias.

O acompanhamento dos focos de queimadas é feito por satélite. São comunicados ao Ibama – Instituto Brasileiro de Meio Ambiente – e Sema – Secretaria do Estado de Meio Ambiente – e impetradas ações civis públicas por crime ambiental.

O trabalho também é feito em Paranaíta, Carlinda, Apiacás, Nova Monte Verde e Nova Bandeirantes.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Pesquisadores desenvolvem software para monitoramento da tuberculose em Mato Grosso

Projeto que está em desenvolvimento pelo Laboratório de Pesquisa...

Campanha de doação de sangue será sábado em Lucas do Rio Verde

A nova campanha de doação de sangue em Lucas...

Motociclista cai em valeta após colisão com outra em bairro de Sinop; assista

Duas motocicletas Honda Biz se envolveram em um acidente,...
PUBLICIDADE