PUBLICIDADE

Ministério Público de Contas em MT emite 4,3 mil pareceres

PUBLICIDADE

Nos primeiros seis meses deste ano, o Ministério Público de Contas (MPC) emitiu 4.369 pareceres – média de 728 manifestações por mês. Os processos relativos a aposentadorias, reformas e reservas somam o maior número para os quais foram expedidos pareceres ministeriais (1.099 – 25%), seguidos de processos de declarações de bens (962 – 22%), representações de natureza interna e externa (533 – 12,2%) e sobre envio ou não de informações ao sistema de auditoria Aplic (505 – 11,5%).

“Para corresponder à demanda, estamos cumprindo as metas e o fluxograma do TCE com rigor. Os pareceres são elaborados e liberados em aproximadamente 10 dias”, informou o procurador-geral do MP de Contas, Gustavo Deschamps.

Ainda de acordo com o relatório semestral do MPC, foram emitidos 377 pareceres ministeriais em contas anuais de governo e de gestão (8,6%), 98 pareceres em denúncias (2,24%), e 96 em processos de consultas (2,19%). Esses números devem aumentar sobremaneira até o fim do ano, vez que a maior parte desses processos será julgada no segundo semestre. Outros assuntos,como pensões, requerimentos e tomada de contas, por exemplo, somam 699 (15,9%) pareceres emitidos.

A celeridade na emissão de pareceres ministeriais, segundo o procurador-geral, foi mantida sem prejuízo à qualidade de sua elaboração, já que a equipe do MP de Contas foi recentemente reforçada com a nomeação de assessores técnicos e jurídicos. “Esses profissionais foram selecionados com base em critérios técnicos e estão contribuindo muito com a instituição”, afirmou Gustavo Deschamps.

O Ministério Público de Contas também é integrado pelos procuradores Alisson de Alencar, William Brito e Getúlio Velasco. A entrega de relatórios bimestral, semestral e anual pelos conselheiros relatores e pelos procuradores de contas é uma determinação do Regimento Interno do TCE-MT.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Peão morre após ser pisoteado por boi em rodeio no Nortão

José Thaysson Medeiros da Silva, de 21 anos, faleceu...

Dois morrem após carretas colidirem e pegarem fogo em rodovia de Mato Grosso

Dois condutores, de idades não informadas, foram encontrados sem...

Apostas de Mato Grosso ganham mais R$ 52 mil na loteria

Uma aposta de Santo Afonso (257 km de Cuiabá)...

Queimada de grandes proporções atinge área de mata em Sinop

Uma queimada de grandes proporções atingiu uma área de...
PUBLICIDADE