O Ministério dos Transportes promoveu, nesta segunda-feira, reunião com lideranças do povo Xavante da Terra Indígena Pimentel Barbosa para dialogar sobre as obras da Ferrovia de Integração Centro-Oeste (Fico) e a retomada dos processos de identificação, delimitação e demarcação dos territórios reivindicados pelos povos Wedezè e Tsorepré. O encontro marcou mais uma etapa de escuta direta entre o Governo do Brasil e as comunidades que vivem nas áreas atravessadas pela ferrovia.
“Não nos falta compromisso em ajudar a construir alianças para além dos nossos limites de atuação. Somamos esforços com vocês para construir as respostas que são da nossa responsabilidade e para apontar, juntos, caminhos com outras áreas, no sentido de garantir os direitos dos povos”, afirmou o secretário de Sustentabilidade do Ministério dos Transportes, Cloves Benevides.
“Estamos em uma fase crucial da implantação do empreendimento. Há um trecho bloqueado e já estamos na divisa dessa área. Isso cria uma oportunidade para avançarmos com a obra, mas também para que os povos indígenas conquistem pleitos históricos. A ideia é caminharmos juntos”, explicou o diretor de Empreendimentos da Infra S.A., André Ludolfo.
Durante o encontro, foram abordados o cumprimento da legislação brasileira, o respeito aos direitos dos povos indígenas e a articulação com outros órgãos federais para o encaminhamento das demandas apresentadas pelas lideranças Xavante. Também participaram da reunião a diretora do Departamento de Obras e Projetos da Secretaria Nacional de Transporte Ferroviário, Maryane Figueiredo, representantes da Infra S.A., empresa responsável pela execução da ferrovia e 13 caciques da Terra Indígena Pimentel Barbosa.
A Ferrovia de Integração Centro-Oeste (Fico) é um projeto estratégico para a logística nacional, voltado ao escoamento da produção agrícola do Centro-Oeste. Conectada à Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), integra o Corredor Leste-Oeste, ampliando o acesso ferroviário aos portos do Arco Norte. Com 383 quilômetros de extensão, a Fico I liga Água Boa (MT) a Mara Rosa (GO).
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.


