Projetos de alternativa ao desmatamento e queimadas que estão sendo desenvolvidos em Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Vera, Cláudia, Alta Floresta, entre outros municípios da região, serão vistoriados a partir de hoje, por técnicos do Ministério do Meio Ambiente. Eles vão percorrer cerca de 800km.
Os projetos são desenvolvidos por Organizações Não Governamentais (Ongs), associações de agricultores e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Lucas do Rio Verde, que tiveram as propostas aprovadas. “Queremos fazer um acompanhamento mais próximo, buscando saber como promover o fortalecimento dessas instituições e fortalecer o trabalho em rede”, disse o técnico Rodrigo Noleto.
A coordenadora técnica Epifania Vuaden também destacou que “precisamos que esses projetos se tornem programas de governo, com recurso do Ministério do Meio Ambiente para investir na formação e produção da agricultora familiar e para recuperação de florestas”.
O roteiro dos técnicos na Rede BR 163/Xingu segue pelo projeto de Assentamento Ribeirão Grande, em Nova Mutum; PA Califórnia, em Vera; PA Entre Rios, em Nova Ubiratã; Cooperegrepa, em Novo Mundo; Grupo Agroflorestal e Proteção Ambiental (GAPA), em Cláudia; comunidades rurais em Carlinda e finaliza em Alta Floresta, na chácara Esteio.