“O Sistema Interligado Nacional brasileiro está em equilíbrio estrutural e opera de acordo com o planejamento”, destacou o secretário executivo do Ministério de Minas e Energia, Marcio Zimmermann. Segundo ele, o sistema é planejado para operar em situações muito graves de atendimento, o que, no seu entendimento, não é o caso atual. “Por isso, estamos trabalhando com tranquilidade, dentro do que se espera”, disse por meio da assessoria.
O presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim, disse que não há problemas de fornecimento de energia elétrica, apesar do nível de afluência dos reservatório das hidrelétricas em não estar em condições ideais. “Felizmente, graças aos investimentos feitos pelo governo federal, estamos em um cenário confortável”.
Em relação à perturbação no Sistema Interligado Nacional, ocorrida ontem às 13h03 (horário de Mato Grosso), na interligação das regiões Norte-Sudeste, interrompendo o fluxo de 5 mil MW, o secretário executivo afirmou que o sistema reagiu bem, evitando que mais regiões fossem afetadas.
Zimmermann informou ainda que o Operador Nacional do Sistema (ONS) está avaliando a ocorrência e, tão logo haja um diagnóstico mais preciso das causas da ocorrência, será realizada uma reunião Extraordinária do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico para avaliar o caso.
Leia ainda
Apagão atinge sete cidades mato-grossenses