Barra do Garças (511 km de Cuiabá) obteve reconhecimento, através de portaria do ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, publicada ontem, de “situação de emergência” devido aos incêndios florestais que atingem, há mais de duas semanas, o parque estadual da Serra Azul, onde fica a serra do Roncador.
Com a resolução, a prefeitura já pode solicitar recursos do governo Federal para ações de Defesa Civil, como compra de cestas básicas, água mineral, refeição para trabalhadores e voluntários, kits de limpeza de residência, higiene pessoal e dormitório, entre outros.
Segundo informações da assessoria do ministério, em emergências, com base nas informações enviadas nos planos de trabalho, a equipe técnica da Defesa Civil nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no Diário Oficial da União com o valor a ser liberado.
O Corpo de Bombeiros de Mato Grosso informou, ontem à noite, que monitora os focos ativos no município, “que estão controlados e não apresentam risco imediato de propagação por estarem contidos dentro de um perímetro seguro”.
Conforme Só Notícias informou, a prefeitura de Barra do Garças já havia decretado situação de emergência, no início deste mês, no período de 180 dias. Mais de 300 mil litros de água para combater o incêndio já foram lançados por aeronaves.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.