PUBLICIDADE

Ministério decreta período de emergência ambiental em Mato Grosso

PUBLICIDADE

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, declarou estado de emergência ambiental em Mato Grosso entre os meses de abril e novembro, devido a chegada do período de seca, quando devem ocorrer grandes focos de queimadas e incêndios florestais. Os demais Estados brasileiros também tiveram os períodos de riscos decretados. A decisão foi publicada em Diário Oficial da União, que circula hoje.

No mesmo período de Mato Grosso, também estão em período de emergência ambiental as seguintes regiões: Acre, Sul do Amazonas, Distrito Federal, Goiás, Centro e Sul do Maranhão, região da Zona da Mata, Central, Triângulo Mineiro, Noroeste, Oeste e Sul/Sudeste de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rondônia e Tocantins.

Entre maio a dezembro, estão o Centro e Sudoeste do Amazonas; extremo Oeste e Vale do São Francisco da Bahia, Leste do Maranhão, Mato Grosso do Sul, Sudeste e Sudoeste do Pará, região do Vale do Rio Doce e do Mucuri, Jequitinhonha, Campo das Vertentes e Norte de Minas Gerais e Centro-Norte e Sudoeste do Piauí.

Conforme o documento, o período de emergência ambiental no Amapá, Centro Norte e Centro Sul da Bahia, Ceará, Norte e Oeste do Maranhão, região do Baixo Amazonas, Marajó de Belém e Nordeste do Pará e Norte e Sudeste do Piauí ocorre entre junho deste ano até janeiro de 2013.

Entre julho a fevereiro de 2013 estão Norte do Amazonas, Nordeste de Bahia e Pernambuco; entre os meses de agosto a março de 2013 está a região Sul da Bahia e, entre os meses de setembro até abril de 2013, aparece Roraima.

Conforme o documento, a medida segue as recomendações do Plano Nacional Anual de Proteção Ambiental (PNAPA). Com isto, o Ministério poderá contratar temporariamente brigadistas por até seis meses para atender as emergências relacionadas a incêndios florestais e queimadas. O Ibama fica autorizado, também, a contratar até 2.520 brigadistas para atendimento de emergências ambientais, desde que haja orçamento para isso.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Bombeiros emitem 31,7 mil licenças de segurança contra incêndio em Mato Grosso

O Corpo de Bombeiros Militar emitiu, ao longo deste...

Safra de soja em 2026 em Mato Grosso tem crescimento, prevê IMEA

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA) prevê, para...

Bombeiros combatem incêndio em residência em Sinop

O incêndio numa residência de madeira foi, no final...
PUBLICIDADE