sexta-feira, 26/abril/2024
PUBLICIDADE

Ministério das Cidades fará seminário amanhã em Sinop

PUBLICIDADE

Amanhã, das das 8h30min até às 17h, prefeitos, vereadores e técnicos dos municípios de Canarana, Cláudia, Feliz Natal, Gaúcha do Norte, Marcelândia, Nova Ubiratã, Querência, Ribeirão Cascalheira, Santa Carmem, Santa Cruz do Xingu, Santo Antônio do Leste, São José do Xingu, União do Sul e Sinop, estarão debatendo a situação do saneamento básico na Bacia do Xingu. O evento será em um centro de eventos, na avenida das Embaúbas, próximo à prefeitura.

O objetivo do seminário é resultar em um projeto piloto embasado no Programa de Modernização do Setor de Saneamento, que deverá ser expandido através do Ministério das Cidades. A intenção é ampliar as ações na área abastecimento de água, esgotamento sanitário, manejo de águas pluviais urbanas e manejo de resíduos sólidos.

Serão apresentados ainda resultados de estudos feitos na área de saneamento ambiental, além da apresentação da carteira de oportunidades de apoio aos municípios.

Uma pesquisa do Ministério das Cidades revela que só uma cidade, Sinop, possui aterro controlado para lixo, e mesmo assim ele é deficiente. Os outros municípios fazem a coleta, mas depositam seus detritos a céu aberto e sem nenhum procedimento especial. Além disso, em apenas três localidades – Gaúcha do Norte, Nova Ubiratã e Ribeirão Cascalheira – está sendo implantado sistema de tratamento de água e somente em Cláudia existe rede de esgoto, mas a sua manutenção foi classificada de inadequada. Para todos os municípios, foi indicada a necessidade de melhorias físicas e capacitação do corpo técnico dos servidores responsáveis pelo sistema de saneamento básico.

A boa notícia é que em nenhum dos municípios analisados foi identificado um índice abaixo de 67% da população urbana atendida por sistema de abastecimento de água. Este indicador varia de 67,9%, em Feliz Natal, até 100%, em Gaúcha do Norte. O estudo aponta ainda a necessidade de ampliação imediata do sistema de captação e distribuição de água na maior parte das localidades.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Homem morre após cair de moto em Sorriso

Willians Roberto Prates da Silva morreu esta manhã em...

Prefeitura contrata show da cantora Paula Fernandes para reveillón no Nortão

A prefeitura de Santa Carmem (35 quilômetros de Sinop)...
PUBLICIDADE