quinta-feira, 25/abril/2024
PUBLICIDADE

Ministério da Justiça faz também Mato Grosso campanha para auxiliar na busca de desaparecidos

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias

Para auxiliar na identificação de pessoas desaparecidas, o Ministério da Justiça e Segurança Pública lançou hoje, a campanha de Coleta de DNA de familiares de pessoas desaparecidas. Baseada em experiências exitosas nacionais e internacionais, a iniciativa tem como objetivo principal coletar materiais biológicos de familiares de pessoas desaparecidas com o intuito de realizar busca no Banco Nacional de Perfis Genéticos.

A coleta será realizada entre os dias 14 e 18 de junho em todos os Estados e Distrito Federal. Em Cuiabá, o familiar deverá procurar a Central de Ocorrências da Polícia Civil, com o boletim de ocorrência, onde será feito o agendamento da coleta no local de mais fácil acesso para a família (2 unidades da Politec e Superintendência da PF). Em algumas também haverá pontos de coleta, diretamente nas delegacias da Polícia Civil.

A campanha é uma iniciativa do Ministério em parceria com as Secretarias de Segurança Pública. Todo o material recolhido será utilizado com a finalidade exclusiva de identificação de pessoas desaparecidas por intermédio do Banco Nacional de Perfis Genéticos (BNPG), que é coordenado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.

A coleta deve ser feita, preferencialmente, por familiares de 1° grau da pessoa desaparecida, seguindo a ordem de preferência: pai e mãe; filhos; irmãos.

O DNA do próprio desaparecido também poderá ser extraído de itens de uso pessoal, tais como: escova de dentes, escova de cabelo, aparelho de barbear, aliança, óculos, aparelho ortodôntico, dente de leite, amostra de cordão umbilical. Esses materiais também poderão ser entregues nos pontos de coleta da Campanha.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Motociclista atinge carreta estacionada e morre em Sinop

Um motociclista morreu, há pouco, após sofrer um acidente...

Ministério Público notifica Várzea Grande para impor limites a carretinhas de som

O Ministério Público do Estado de Mato Grosso notificou...

Nova Mutum define apoio para projetos culturais

A prefeitura está realizando chamamento público, até dia 27...
PUBLICIDADE