A Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de Mato Grosso realiza nesta próxima quinta-feira, às 9h, uma cerimônia para apresentar seis novos Auditores-Fiscais do Trabalho aprovados no Concurso Nacional Unificado (CNU) que atuarão no município de Sinop. O evento acontecerá na sede do SENAI. Ao todo, 26 novos profissionais tomaram posse em dezembro passado para atuar no Estado.
Além de Sinop, outros seis servidores foram designados para Rondonópolis, que passará a contar com oito profissionais; 14 atuarão na sede, em Cuiabá, somando-se aos auditores já em exercício na capital. O ingresso dos novos profissionais representou um aumento superior a 50% no efetivo, que antes contava com 21 atuando diretamente na fiscalização.
Em Mato Grosso, um dos objetivos principais é intensificar as ações contra o trabalho análogo à escravidão. Somente no ano passado, 627 trabalhadores foram resgatados desta condição. Os resgates ocorreram nos municípios de Cuiabá, Nova Bandeirantes, Nova Maringá, Sorriso, Chapada dos Guimarães, Cláudia e Porto Alegre do Norte. Destaca-se que, apenas em Porto Alegre do Norte, 586 trabalhadores da construção civil foram libertados.
As ações de fiscalização também resultaram no afastamento de duas crianças de situações de trabalho infantil em atividades proibidas. Além disso, nove operações promoveram intervenções diretas na área de Segurança e Saúde do Trabalho.
Em todo o Estado, a atuação direta dos auditores resultou na formalização de 716 trabalhadores encontrados em situação de registro irregular. Também foram arrecadados mais de R$ 870 mil em recolhimentos de FGTS e pagos mais de R$ 3,5 milhões em verbas rescisórias aos trabalhadores resgatados.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.


