A 19ª Ciretran de Sinop deve cancelar cerca de mil processos de Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH) que deram entrada no órgão, mas ainda não foram concluídos. A informação é do gerente Adilson Kovalski. Em entrevista ao Só Notícias, ele explicou que muitas pessoas dão entrada para fazer a primeira habilitação, mas não concluem o processo.
Com a resolução 168 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que entrou em vigor no mês de junho do ano passado, esses processos devem ser cancelados após vencer um ano. E o prazo vence no próximo dia 20. Kovalski destaca que muitas pessoas são aprovadas nos exames e no teste teórico, mas acabam reprovando no teste prático.
Os casos mais comuns são nas primeiras habilitações para carro e moto – categoria AB – em que o condutor é aprovado em apenas uma categoria, e não procurar fazer novamente o teste para a outra, já que para refazer o teste é cobrada uma taxa de R$ 50. “Quem está com pendências há mais de um ano e não procurar a Ciretran para se regularizar e reencaminhar o processo, até o dia 20, terá que fazer todos os procedimentos novamente para retirar a primeira CNH”, enfatizou.
Entre outras alterações na retirada ou renovação da CNH, cabe para motoristas que fizeram a 1ª habilitação antes de 1998, e forem renová-la. Eles terão que fazer aulas de primeiros socorros e direção defensiva e os testes psicotécnicos e de visão. Anterior às mudanças, o motorista apenas pedia a renovação da CNH, sem ter que passar por todos esses procedimentos novamente.