segunda-feira, 7/julho/2025
PUBLICIDADE

Meta é excluir Sinop de relação de cidades que mais desmatam ilegalmente, diz diretor

PUBLICIDADE

A regional da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) de Sinop deve intensificar neste ano as fiscalizações para evitar a prática de crimes ambientais no Nortão. A meta, conforme o novo diretor do órgão, Paulo Winter, é atuar principalmente para coibir o desmatamento ilegal, que atualmente é uma das irregularidades mais visíveis nas cidades que integram regional, composta por Sinop e 15 municípios.

Uma pesquisa do Sistema de Alerta de Desmatamento (Sad), do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia, apontou Sinop como uma das cidades do Estado que mais desmatou nos dois últimos meses do ano passado. “O foco é coibir esta prática, mas também trabalhar na pesca e em outras áreas”, disse, ao Só Notícias. Mato Grosso, segundo o levantamento, perdeu 426km quadrados de floresta em novembro e 42 em dezembro. Programações devem ser definidas pelos fiscais para cada cidade.

Quanto aos projetos de manejos florestais – indispensáveis para extração de árvores próprias para a industrialização- alguns estão parados em Cuiabá por falta de documentação. Só Notícias apurou que dos 374 planos solicitados pelas cidades do Nortão, entre 2006 e estes primeiros meses do ano, 173 foram liberados entre 70 a 100%. Outros 49 cerca de 30%. O manejo das florestas envolve produção, rentabilidade, segurança no trabalho, respeito à legislação, logística de mercado, conservação florestal e serviços ambientais (equilíbrio do clima regional e global, especialmente pela manutenção do ciclo hidrológico e retenção de carbono).

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Prouni divulga resultado da 1ª chamada do segundo semestre

O resultado da primeira chamada da edição do segundo...

Sorriso abre inscrições para o ‘casamento Abençoado’

Foram abertas as inscrições do Casamento Abençoado para os...

Amostra coletada em MT auxilia em descoberta de nova espécie da flora na Amazônia

Através do mapeamento da vegetação de Mato Grosso, foi...
PUBLICIDADE