PUBLICIDADE

Menor era mantido acorrentado pela mãe em Alta Floresta

PUBLICIDADE

Um adolescente de 14 anos residente no bairro Jardim Guaraná em Alta Floresta, era mantido acorrentado dentro de casa pela mãe. M. F. S. aproveitou que Jesmair Ferreira de Amorim Sousa, 38, saiu para trabalhar ontem à tarde e conseguiu fugir. O rapaz, que já tem diversas passagens pela polícia por furto, foi encaminhado para o programa Sentinela, que cuida de menores infratores.

Segundo relato feito à polícia, o adolescente já enfrentou diversos problemas de relacionamento com a mãe. Recentemente, Jesmair chegou a ser detida por desacatar uma ordem da Promotoria de Infância e da Juventude do município por não aceitar a guarda do rapaz.

M. teria ficado acorrentado desde a tarde de segunda-feira num dos quartos da casa. “Eu consegui fugir, tirando o cadeado com um garfo. Eu consegui fugir pela parede, por cima”, disse. O motivo para ficar acorrentado, segundo ele, é por não ter conseguido emprego.

Além de ter sido acorrentado, o rapaz apresentava marcas de agressão física. Aos policiais, ele disse ter apanhado da mãe que usou um fio de luz.

“Pra mim ela é doida. Não bate bem da cabeça”, disse o rapaz, acrescentando que o padrasto não permitiu que a surra prosseguisse. Ele adiantou que não buscou ajuda porque foi ameaçado de ficar acorrentado por mais tempo dentro da casa e mediante novas agressões.

“Eu acho que foi o meu padrasto que virou a cabeça dela. Ela nunca foi assim. Quando o meu padrasto fala: ‘ah, eu não agüento mais esses meninos’, aí ela bate em nós na hora”, revelou, ao ser questionado sobre a influência que o padrasto tem sobre a mãe. O pai de M mora em Minas Gerais, juntamente com uma irmã que também foi agredida por Jesmair.

A coordenadora do Sentinela, Sônia Lúcia Conceição, disse que o caso já é conhecido no município e vem se desenrolando há alguns meses. Sonia cita que o rapaz já passou diversas noites ao relento.

“Ela disse que preferia ir presa a aceitar o menino dentro da casa dela”, disse Sonia, quando meses atrás acompanhou a prisão de Jesmair por resistir à determinação da promotoria.

Quanto ao rapaz, ele deverá permanecer na sede do programa Sentinela até que a Promotoria encontre um abrigo. A possibilidade de ser encaminhado para a casa do pai, em Minas Gerais, foi praticamente descartada, já que a família é numerosa e não dispõe de recursos para sua manutenção.

Os policiais iriam até o local de trabalho da mãe e do padrasto para efetuar a prisão em flagrante ontem. O cabo PM Raimundo Lims ficou chocado com o chamado feito pelo adolescente. “Nós que trabalhamos há muito tempo na área de segurança pública, atendemos diversos tipos de ocorrências, mas essa é uma coisa totalmente diferente, que nos surpreendeu”, disse.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Boletim aponta 39 mortes por dengue em Mato Grosso e 12 por chikungunya

O último boletim epidemiológico divulgado pela secretaria estadual de...

Veículos ficam danificados após colisão em cruzamento em Sorriso

Dois veículos ficaram bastante danificados após colidirem no cruzamento...

Apostadores de Sinop e Sorriso ganham prêmio na Quina

Dois apostadores de Sinop e Sorriso acertaram, ontem à...
PUBLICIDADE