PUBLICIDADE

Médicos de Cuiabá entram em greve dia 26

PUBLICIDADE

Médicos de Cuiabá decidiram entrar em greve por tempo indeterminado, a partir da próxima terça-feira (26), devido à falta de reajuste no Índice de Valorização da Qualidade (IVQ), além das péssimas condições de trabalho encontradas nas unidades privadas e filantrópicas credenciadas ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Com isso, os atendimentos nos hospitais como Santa Casa de Misericórdia e Santa Helena e SóTrauma serão paralisados. Os profissionais decidiram em assembleia realizada pela categoria, ontem à noite, pela paralisação de 100% dos atendimentos ambulatoriais e eletivos, bem como a manutenção dos de urgência e emergência. Os médicos de Cuiabá haviam deflagrado o estado de assembléia permanente no último dia 14 de março, quando aprovaram o indicativo de greve.

Na época, foi dado o prazo de 30 dias para que a prefeitura de Cuiabá e o Conselho Municipal de Saúde se posicionassem sobre o assunto, além de que encaminhassem à categoria os documentos necessários para análise do pagamento dos valores referentes ao IVQ, bem como o índice pelo qual o Gestor Público afere a produtividade e a qualidade dos atendimentos realizados pelos profissionais.

“Eles foram comunicados da decisão, mas não deram nenhum crédito. Sequer viabilizaram a mesa de negociação com a categoria, muito menos encaminharam os documentos requeridos”, pontuou o presidente do Sindicato dos Médicos do Estado de Mato Grosso (Sindimed-MT) Edinaldo Lemos.

A proposta é a criação de uma lei que regulamente o pagamento do honorário. O índice foi criado em 2002 para tentar corrigir a defasagem da tabela SUS, cujos valores, segundo a categoria, são incompatíveis com o grau de responsabilidade do trabalho médico. Assim, a crise na saúde atinge mais um setor da classe médica.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Universidade Federal de Mato Grosso discute criação de novo campus

Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) recebeu hoje uma...

Idosa dada como morta consegue reativar benefício previdenciário em Mato Grosso

Uma aposentada conseguiu reaver seu benefício previdenciário, que havia...

IFMT abre vagas para contratação de professores em Sinop, Lucas e outras cidades

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) abriu processo...

Mutirão da Defensoria em Sinop e mais cidades oferece filiação socioafetiva

A filiação socioafetiva pode ser realizada gratuitamente por pais,...
PUBLICIDADE