PUBLICIDADE

Mato Grosso vai realizar 3ª Conferência Estadual LGBT

PUBLICIDADE

O governo do Estado publicou o decreto convocando a 3ª Conferência Estadual de Políticas Públicas e Direitos Humanos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT) de Mato Grosso. O evento, que será realizado nos dias 18 e 19 deste mês, na escola estadual Liceu Cuiabano, será coordenado pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), por meio do Centro de Referência de Políticas Públicas de Direitos Humanos de Grupos Sociais.

Durante o evento os participantes irão avaliar e propor as diretrizes para a implementação de políticas públicas voltadas ao combate à discriminação, e à promoção dos direitos humanos e cidadania da população LGBT, além de estudar a execução do Plano Estadual de Promoção da Cidadania e Direitos Humanos de LGBT, propondo estratégias para seu fortalecimento.

“O governo vai ainda propor diretrizes para a implementação de políticas públicas de combate à pobreza e à discriminação da população LGBT; compartilhar as agendas, estadual e federal, no que diz respeito à Promoção do Plano Nacional de Promoção aos Direitos Humanos, e fortalecer a participação de forma compartilhada, envolvendo entidades governamentais e não governamentais”, afirmou o titular da Sejudh, Márcio Dorilêo.

O Comitê de Organização da Conferência Estadual contará com representantes do Estado, instituições públicas e membros da sociedade civil organizada em sua estrutura organizacional. “As secretarias de Estado de Segurança Pública, de Educação, de Saúde e de Trabalho e Assistência Social farão parte desse órgão”, informou a coordenadora do Centro de Referência, Eliane Ferreira Marques de Almeida.

Dentre as instituições que participarão do Comitê estão a Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto Federal de Mato Grosso, Universidade Estadual de Mato Grosso, Ministério Público Estadual, Conselho Municipal de Atenção à Diversidade Sexual, Conselho Regional de Psicologia, Conselho Regional de Serviço Social e Defensoria Pública Estadual.

A sociedade civil organizada será representada pela Ordem dos Advogados do Brasil, Grupo Livre-Mente, Associação de Direitos Humanos e Sexualidade Liberdade Lésbica, Associação das Travestis de Mato Grosso, Manicongo – Coletivo LGBT, Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso, Corações Amigos, Guardiões da Terra, Sociedade Araguaia – ONG a Serviço da Vida e Associação Mato-grossense dos Estudantes.

Conforme o decreto, a composição do Comitê Estadual de Organização da Conferência será publicada mediante portaria do secretário de Estado de Justiça e Direitos Humanos; já o Regimento Interno sobre a organização e funcionamento da Conferência será definido pela Sejudh, e instrumentalizado através de portaria, inclusive sobre o processo democrático de escolha de seus delegados.

“As despesas decorrentes da aplicação deste decreto correrão por conta dos participantes do evento, com apoio da Sejudh, de outras secretarias de Estado e demais parceiros”, explicou Eliane Almeida.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Secretaria adia interrupção no tráfego da estrada Chapada-Cuiabá

A secretaria estadual de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) confirmou...

Trabalhador em condição análoga à de escravo é resgatado de carvoaria em Mato Grosso

Em ação de combate ao trabalho escravo contemporâneo, o...

Mulher que estava em moto morre após colisão com carro no Nortão

Um acidente de trânsito envolvendo um carro e uma...
PUBLICIDADE