domingo, 6/julho/2025
PUBLICIDADE

Mato Grosso teve o pior desempenho em redução de desmatamento

PUBLICIDADE

Mapeamento feito pelo governo mostra uma redução de 50% no ritmo de desmatamento na Amazônia. Dados do Sistema de Detecção em Tempo Real (Deter), indicam que entre agosto de 2004 e julho de 2005 foram derrubados 9.102 quilômetros quadrados de floresta; entre agosto de 2003 e julho de 2004 a área destruída foi de 18.724 quilômetros quadrados.
     
Os Estados do Pará e Tocantins foram os que registraram maior redução de novas áreas devastadas: 81%. O Mato Grosso teve o pior desempenho: 6 mil quilômetros quadrados, quase dois terços do total registrado em toda a Amazônia.
     
A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, afirmou que os números são estimativas. A taxa oficial de desmatamento deverá ser divulgada no fim do ano, depois da análise de dados de outro sistema de captação, o Prodes.
 Marina considera, no entanto, que os números do fim do ano deverão confirmar a tendência “clara e significativa” da redução do ritmo de desmatamento, depois de vários anos de crescimento ininterrupto.
     
Ela atribui o resultado ao Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia, lançado ano passado. “Dissemos que não faríamos pirotecnia. Agora começamos a colher os frutos das iniciativas”, afirmou.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Peão morre após ser pisoteado por boi em rodeio no Nortão

José Thaysson Medeiros da Silva, de 21 anos, faleceu...

Dois morrem após carretas colidirem e pegarem fogo em rodovia de Mato Grosso

Dois condutores, de idades não informadas, foram encontrados sem...

Apostas de Mato Grosso ganham mais R$ 52 mil na loteria

Uma aposta de Santo Afonso (257 km de Cuiabá)...

Queimada de grandes proporções atinge área de mata em Sinop

Uma queimada de grandes proporções atingiu uma área de...
PUBLICIDADE