sábado, 27/abril/2024
PUBLICIDADE

Mato Grosso terá plataforma integrada para monitoramento das regiões turísticas

PUBLICIDADE

O Governo de Mato Grosso assinou um contrato de concessão para o uso de uma Plataforma Integrada de Ofertas Turísticas, cujo proprietário é o governo de Minas Gerais. Com a ferramenta, haverá um salto no que diz respeito ao monitoramento e acesso às informações das regiões turísticas, bem como a possibilidade de formação de um banco de dados eficiente que poderá alimentar uma série de canais de comunicação, como sites, aplicativos e redes sociais, por exemplo, além de servir de subsídios para a formatação de políticas públicas para o setor.

Atualmente, dos 90 municípios que deveriam ter completo o mapeamento das ofertas turísticas, apenas 30 executaram o trabalho, sendo que uma parte deles está desatualizada. O coordenador de Pesquisa e Planejamento em Turismo da Sedec, Diego Ausgusto Orsini Beserra, explica que o processo esbarra em uma série de complicações, entre elas a carência de profissionais e as dificuldades de deslocamento das equipes estaduais.

Com a implantação da plataforma, as duas situações serão sanadas, uma vez que se eliminará todo papel e também a necessidade de presença física do servidor. Conforme Beserra, depois que os técnicos estaduais tiverem treinados, eles servirão com multiplicadores e ainda poderão dar suporte remoto aos municípios.

Segundo o secretário-adjunto de Turismo, Jaime Okamura, a parceria foi fruto de um processo de articulação que resultou no uso gratuito da ferramenta. Caso Mato Grosso fosse desenvolver algo semelhante, seria necessário o investimento de R$ 500 mil, além do tempo legal exigido para a execução de qualquer projeto. “Entre repasses técnicos, implantação e abastecimento, a expectativa é estar operando até o final do ano”, pontuou, por meio da assessoria.

Existem outros estados que pleiteiam a ferramenta e estão na fila, afirma o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Leopoldo Mendonça, que representou o executivo na assinatura da parceria que acorreu na última sexta-feira. Ele argumentou que o Estado saiu na frente e a expectativa é dar mais celeridade e dinamismo nos trabalhos da secretaria.

O secretário de Turismo de Minas Gerais e atual presidente do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo, Gustavo Arrais, afirma que a plataforma é de suma importância, principalmente porque cada um dos estados irá guardar o banco de dados no próprio CPD e não no Ministério do Turismo, como já aconteceu em outras tentativas de se implantar o sistema. Naquela ocasião, houve um problema técnico e todas as informações foram perdidas.

Arrais explica que na plataforma, empresários e agentes públicos de Turismo irão abastecer e ter acesso aos dados relativos aos atrativos turísticos, estrutura física, de acesso, número de hotéis e demais estabelecimentos correlacionados ao trade do Turismo. Também há espaço para os detalhes de cada serviço.

Com o tempo e a desenvoltura de cada gestão, o secretário contextualiza que será possível, por exemplo, definir um trajeto comum dos turistas e assim, por exemplo, explorar as áreas de forma mais inteligente. “Temos que ver o setor de maneira profissional e fortalecer o posicionamento de cada um no mercado. Temos que fortalecer o que queremos vender e atrair quem está procurando pelos nossos atrativos, colocando nossas ofertas na área de fácil acesso”.

No que diz respeito à parceria, o secretário de Minas diz que o governo mineiro quer compartilhar a ferramenta desde que qualquer melhoria realizada pelos estados contemplados seja repassada aos demais. “Isto manterá a plataforma útil e atualizada do ponto de vista tecnológico”.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Homem morre após cair de moto em Sorriso

Willians Roberto Prates da Silva morreu esta manhã em...

Prefeitura contrata show da cantora Paula Fernandes para reveillón no Nortão

A prefeitura de Santa Carmem (35 quilômetros de Sinop)...
PUBLICIDADE