PUBLICIDADE

Mato Grosso terá chuvas em junho, prevê Sipam

PUBLICIDADE

Ao contrário do esperado para o período, as chuvas ainda têm caído sobre o Mato Grosso nesse mês de junho, atrasando a chegada da estação seca. Segundo o boletim climático divulgado essa semana pelo Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), isso ocorre devido à Zona de Convergência Inter-Tropical (ZCIT), que continua sobre o litoral do Brasil. O fenômeno se mantém ativo devido às águas anomalamente mais quentes sobre o Oceano Atlântico Tropical (mar que banha todo o litoral do Nordeste e Norte do Brasil). Com o mar mais quente, mais vapor é liberado, fortalecendo assim o sistema e causando mais chuvas, mesmo em locais tão distantes da costa como Mato Grosso.
Por isso, a previsão é que o clima só volte à normalidade a partir da segunda quinzena de junho, deixando as chuvas mais escassas. A partir de julho, o tempo seco deve chegar, permanecendo então dentro dos padrões climatológicos.
 
Quanto à temperatura, a previsão é que no próximo trimestre (de junho a agosto) os termômetros fiquem um pouco abaixo da média no sudoeste do estado, que vai de Tangará da Serra a Vila Bela da Santíssima Trindade. Já no sudeste, que inclui municípios como Primavera do Leste e Itiquira, o período deve ser mais quente do que o normal. Porém, até meados de setembro, todo o estado receberá frentes frias.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Morre homem internado após consumir bebida adulterada em festa em Mato Grosso

Um homem de 33 anos, natural de Nova Brasilândia,...

Sistema Fiemt nova unidade do Senai no Nortão, com investimento de R$ 11 milhões

O presidente do Sistema Fiemt, Silvio Rangel, esteve em...

IFMT anuncia ampliação do programa Solo Vivo

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, anunciou...

Governo de MT lança guia de integridade nas contratações públicas

O governo de Mato Grosso lança, nesta terça-feira, o...
PUBLICIDADE