O Instituto brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) apresentará, nesta quarta-feira, a primeira unidade móvel de atendimento veterinário para animais silvestres, a SamuVet. O evento de entrega ocorrerá na Superintendência (Supes) do Instituto em Cuiabá, às 9h30 (horário local), com a presença de autoridades do Ibama e da secretaria estadual de Meio Ambiente (Sema-MT).
Voltada para o atendimento a emergências com animais silvestres em incêndios florestais e em outras ocorrências no âmbito da Operação Arca de Noé, de resgate de fauna no Pantanal, a unidade móvel será deslocada para regiões de alta incidência de animais feridos, principalmente em períodos críticos da seca.
O atendimento aos animais será realizado de forma coordenada por equipes do Ibama e da Sema, além de contar com apoio de outras instituições públicas e privadas. O objetivo das instituições envolvidas é viabilizar um atendimento mais rápido e eficaz na prestação dos primeiros socorros aos animais queimados e com outros ferimentos.
A cerimônia desta quarta-feira formalizará a entrega da unidade móvel à Sema-MT, que ficará como principal responsável pelo uso do equipamento. O evento contará com a presença, pelo Ibama: do presidente, Rodrigo Agostinho; da superintendente em Mato Grosso, Cibele Xavier; da coordenadora-geral de Gestão e Monitoramento do Uso da Fauna, Gracicleide Braga; e da coordenadora de Conservação da Fauna e da Biodiversidade, Juliana Junqueira, dentre outros servidores.
Também confirmaram presença: o secretário-adjunto da Sema-MT, Alex Sandro Marega, e autoridades do órgão; o presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária em Mato Grosso (CRMV-MT), Aruaque Lotufo Ferraz; o presidente do Grupo de Trabalho da Causa Animal da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso (ALMT), Nilson Portela; o diretor da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), professor doutor Richard Campos; e representantes do Instituto Ampara Animal.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.