A Superintendência do Observatório da Violência da secretaria de Estado de Segurança Pública informou que entre janeiro e julho, foram registradas 362 mortes no trânsito, em Mato Grosso. Ou seja, 38% a mais que no mesmo período do ano passado quando houve 263 casos. Já as lesões corporais no trânsito reduziram. Este ano, foram 3.099 registros, contra 3.474 no ano passado (-11%).
Por conta disso, a secretaria iniciou a campanha de prevenção de acidentes, que é o principal objetivo da Semana Nacional do Trânsito, celebrada de 18 a 25 de setembro. O mote deste ano é “Perceba o risco, proteja a vida” e um dos focos está nos usuários vulneráveis, que são os pedestres, ciclistas, motociclistas e pessoas com deficiência. Outra abordagem da campanha educativa é a importância do respeito, com orientações que incentivem o combate à violência no trânsito e o cuidado consigo e com o próximo.
Apesar de terem ocorrido ações de fiscalização para evitar o consumo de álcool pelos condutores de veículos, a operação Lei Seca ficou suspensa desde março por conta da pandemia do novo Coronavíru. A retomada dessa ação integrada também marcará a Semana Nacional do Trânsito, e ocorrerá em diferentes pontos da região metropolitana.
As atividades contam com a participação da secretaria de Estado de Segurança Pública, por meio do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), Polícia Militar, Delegacia Especializada em Delitos de Trânsito (Deletran), Sistema Penitenciário, Departamento Estadual de Trânsito, Polícia Rodoviária Federal, Ministério Público Estadual entre outras.