
Os novos números colocaram Mato Grosso como segundo mais populoso do Centro-Oeste. O levantamento do Instituto Brasileiro aponta Goiás liderança com 6.523.222. Em terceiro surge o Distrito Federal com 2.852.372 e Mato Grosso do Sul, com 2.619.657.
Em nota técnica, o IBGE apontou que as estimativas da população residente foram elaboradas a partir da projeção para cada estado, incorporando os resultados dos parâmetros demográficos calculados com base nos resultados do Censo Demográfico 2010 e nas informações mais recentes dos registros de nascimentos e óbitos.
O modelo adotado para estimar os contingentes populacionais emprega metodologia desenvolvida pelos demógrafos Madeira e Simões1 (1972), na qual se observa a tendência de crescimento populacional, entre dois censos demográficos consecutivos, em relação à tendência de crescimento de uma área geográfica hierarquicamente superior (área maior).
As estimativas populacionais são fundamentais para o cálculo de indicadores econômicos e sociodemográficos nos períodos intercensitários e são, também, um dos parâmetros utilizados pelo Tribunal de Contas da União na distribuição do Fundo de Participação de Estados.


