PUBLICIDADE

Mato Grosso sediará 1ª edição da COP Pantanal

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria/arquivo)

O Pantanal mato-grossense receberá a primeira edição da COP Pantanal – Saberes e Ações pelo Clima. Organizado pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e pelo Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), o encontro será realizado, em Cáceres, de 10 a 12 de novembro. As inscrições estão abertas, até o dia 10 de novembro, através do link disponível.

O evento, segundo o governo de Mato Grosso, nasce com o propósito de promover uma plataforma de diálogo plural para comunidades tradicionais, o setor público e privado, movimentos sociais e escolas.

“A COP Pantanal vai reunir diversos atores sociais, entre comunidades locais, autoridades, pesquisadores e estudantes para pensar soluções concretas. O Pantanal é um patrimônio mundial e precisa estar no centro das discussões globais, principalmente considerando sua sensibilidade às alterações causadas pelo ser humano. Vamos mostrar como ciência, sociedade e natureza podem caminhar juntas no enfrentamento às mudanças climáticas”, explicou o organizador Ernandes Sobreira, professor da Unemat, Doutor em Ecologia e Conservação da Biodiversidade pela Radboud University/Holanda.

A escolha do momento da COP Pantanal está alinhada ao calendário da COP 30, que ocorrerá em Belém (PA) entre os dias 10 e 21 de novembro. A COP 30 representa o momento em que o mundo irá revisar compromissos, discutir financiamento climático, adaptação e mitigação. Ao promover a COP Pantanal juntamente com o encontro global, Mato Grosso busca consolidar uma voz direta do bioma no debate internacional.

Durante três dias, haverá palestras, oficinas, painéis de debate, audiência pública e a construção coletiva da Carta do Pantanal, documento que reunirá compromissos, demandas e propostas regionais para dialogar diretamente com agendas climáticas nacionais e internacionais.

A programação também integra eventos satélites: a Semana de Biologia da Unemat (Semabio) e a Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFMT (Jenpex), ampliando a participação de estudantes, pesquisadores e sociedade.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Secretaria descarta caso suspeito de intoxicação por metanol em Peixoto

A secretaria estadual de Saúde, por meio do Centro...

Reitora confirma reunião para debater emancipação do campus da UFMT Sinop

A reitora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT),...

Começam inscrições de concurso no Nortão com mais de 90 vagas

Estão abertas, até dia 5 de novembro, as inscrições...

Churrasqueira explode em condomínio em Mato Grosso; 4 sofrem queimaduras

A explosão em uma churrasqueira a gás foi registrada,...
PUBLICIDADE