O ministério da Saúde informou que a secretaria estadual de Saúde de Mato Grosso recebeu 28 das 2,5 mil unidades do antídoto fomepizol, ontem, para reforçar o estoque estratégico do SUS destinado ao tratamento de intoxicações por metanol, associadas ao consumo de bebidas adulteradas.
Um caso suspeito de intoxicação em Peixoto de Azevedo foi descartado pela secretaria estadual de Saúde, na semana passada. O Estado não possui, no momento, casos confirmados ou suspeitos de intoxicação.
O medicamento é considerado raro devido à baixa produção mundial e foi adquirido pelo fundo estratégico da organização pan-americana da saúde (Opas). Conforme o ministério, o fomepizol tem alta eficácia e segurança, impedindo que o metanol se metabolize em ácido fórmico, evitando, assim, acidose metabólica.
Até ontem, o Brasil tinha registrado 213 notificações de intoxicação por metanol após o consumo de bebidas alcoólicas. Dessas, 32 casos foram confirmados e 181 permanecem em investigação. Em relação aos óbitos, São Paulo é o único estado que registra mortes até o momento, com cinco ocorrências. Outros nove casos seguem em investigação.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.