PUBLICIDADE

Mato Grosso: pescado pode fazer parte da merenda escolar

PUBLICIDADE

O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) vai comprar, a partir do próximo ano, pescado produzido por aqüicultores familiares beneficiados pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), executado pela Conab com participação da Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca (SEAP). A inovação deve ocorrer inclusive em Mato Grosso.

O projeto piloto com esse tipo de produto está em andamento em Pernambuco. A ação envolve cerca de 400 pessoas em 40 municípios, como merendeiras, nutricionistas, pescadores artesanais, aqüicultores familiares e servidores da área de educação. Elas estão sendo treinadas e recebendo orientações sobre as normas para a aquisição dos alimentos do PAA e manejo do pescado, que inclui cuidados sanitários e conservação. A coordenação do trabalho é da Universidade Federal de Pernambuco.

Além do alto valor nutritivo, a inclusão do pescado na alimentação escolar vai fortalecer a economia das comunidades pesqueiras. “A idéia é aproveitar a produção local no cardápio das escolas públicas”, explica o técnico da Conab, Gilberto de Sousa. “Caberá à estatal a compra do pescado, por meio do PAA”, esclarece.

A idéia é de que a experiência seja estendida também para 12 Estados: Goiás, Minas Gerais, Tocantins, Amazonas, Sergipe, Alagoas, Ceará, Rio Grande do Norte, Piauí, Paraná, Espírito Santo, além do Distrito Federal.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE