Considerada uma das modalidades mais complexas da ‘Olimpíada do Conhecimento’, a Robótica Industrial causa um certo assombro em um primeiro momento para os leigos no assunto. Residências e estabelecimentos comerciais cada vez mais equipados com equipamentos de acesso, iluminação e segurança são frutos dos trabalhos realizados nessa área. Em virtude da alta tecnologia empregada, o profissional de Robótica Industrial deve ter conhecimentos sobre instalação e montagem de sistemas automatizados, incluindo projeto, instalação e comissionamento de programas e montagens. Todos esses aspectos serão observados durante as provas da Olimpíada, que teve início hoje, em Blumenau (SC).
Mato Grosso participa pela primeira vez da modalidade, além dos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Pernambuco. Cada equipe conta com três alunos, que dividem tarefas na realização das provas. Os representantes de Mato Grosso são: Douglas Antônio Scariotti, 20 anos, Joel Hortêncio Dias Gomes, 18 anos, e Eduardo Luiz de Oliveira, 19 anos. Alunos do Senai-MT, os estudantes estão orgulhosos em representar o Estado.
“No início fiquei preocupado, porque não tinha muito conhecimento nessa área. Mas, depois me identifiquei muito com as atividades da ocupação”, diz Douglas, que desde pequeno já demonstrava habilidade para trabalhar na área: montava e desmontava seus carrinhos de brinquedo. Adepto das ‘experiências’ de criança de Douglas, Joel também fazia experimentos com seus brinquedos. “Alguns eu conseguia montar novamente, mas outros, infelizmente, não”. Durante um curso que fez de eletricidade, já demonstrava capacidade para a criação. “Uma vez, montei um rádio com freqüência AM e FM”, conta ele.
Durante as provas, que serão realizadas até domingo (15), os competidores terão que apresentar o projeto aos avaliadores, construir o robô (desenvolvido no projeto) e realizar tarefas com a invenção. “Com o robô, teremos que cumprir um trajeto em uma pista projetada, respeitando os limites, além de fazer a coleta de quatro cubos de tamanhos diferentes”, explica Douglas. Ele ressalta que todo o processo realizado nas provas foi executado nos treinamentos, desde a produção do projeto até as peças utilizadas para a construção do robô.
Durante os treinamentos intensivos, os alunos contaram com três instrutores experientes: os campeões da ‘Olimpíada do Conhecimento 2006’, realizada em Recife (PE). Contratados pelo Senai-MT para atuarem como instrutores em unidades operacionais da entidade, eles participaram de todo o processo de treinamento dos alunos. “Para serem vencedores, é necessário que os competidores tenham muita concentração e dedicação”, aconselha o instrutor Rodrigo Ferreira de Souza. Na competição, Rodrigo e os outros dois instrutores de Mato Grosso, Martin Kotsis e Fabrício Medeiros, passam a ser avaliadores dos participantes na modalidade. “Uma das mudanças nas regras da competição deste ano, estabelece que os instrutores também sejam avaliadores”, explica o coordenador regional da equipe, Nilson Luiz da Silva.
Além de Robótica Industrial, outras 14 ocupações estão sendo disputadas em Blumenau. O evento é promovido em um espaço de 26 mil m², denominado ‘Vila Germânica’, no centro da cidade. A segunda etapa da ‘Olimpíada do Conhecimento’ será realizada em Porto Alegre (23 a 28 de julho) e a última em Curitiba (12 a 17 de agosto).