PUBLICIDADE

Mato Grosso participa de feira internacional e mostra potencial tecnológico

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

A secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, por meio do Parque Tecnológico Mato Grosso, participa da feira internacional de tecnologia e inovação, China Hi-Tech Fair (CHTF), com um estande de serviços e produtos de empresas brasileiras. A feira teve início hoje e segue até domingo.

A CHTF é uma das feiras internacionais de tecnologia mais influentes do mundo. Neste ano ocorre em formato presencial, realizado no Centro de Convenções e Exposições de Shenzhen, na China e, pela primeira vez, em formato virtual.

O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, concedeu entrevista à revista internacional que realiza a cobertura oficial da feira. Na ocasião, ele destacou a importância da participação do estado em eventos internacionais voltados a tecnologia e inovação. “Um dos principais projetos que estamos apresentando na Hi Tech Fair é o Parque Tecnológico Mato Grosso, que é um empreendimento voltado a promover pesquisa e inovação na área tecnológica, além de estimular a cooperação entre instituições de pesquisa, universidades e empresas. Este é um importante mecanismo no processo de inovação tecnológica de Mato Grosso”, disse o governador.

De acordo com o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Nilton Borgato, o evento é uma excelente oportunidade para as empresas brasileiras serem apresentadas ao maior mercado de tecnologia do mundo, a China. “A China integra o centro de transações, realizações e exibições de produtos do mundo. Além disso, promove fóruns de alto nível sobre ambientes de inovação, atraindo projetos de milhares de empresas brasileiras. O formato virtual permitirá uma participação mais global, com intercâmbio de conteúdo e conhecimento”, ressaltou o gestor.

De acordo com Rogério Nunes, coordenador do Parque Tecnológico Mato Grosso, o principal objetivo do estande instalado na feira é promover o desenvolvimento de empresas brasileiras que tenham ideias, projetos, produtos ou serviços de tecnologias, facilitando o encontro destes empreendedores com outras potências mundiais participantes do evento. “O Parque Tecnológico tem buscado fortalecer as relações internacionais entre os empreendedores nacionais com potencial tecnológico e outros empreendimentos mundialmente reconhecidos, por isso estamos alinhados com a política global de tecnologia e inovação”, falou.

Ao todo 28 empresas brasileiras foram recrutadas pelo Parque Tecnológico, que prestou suporte e atendimento necessário para estes participantes atuarem com segurança na feira.

Ariana Guedes, servidora estadual da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado, lotada na China para buscar a abertura de mercado para os produtos mato-grossenses, atua presencialmente na feira para atendimento ao público. “Atuar neste evento serve como um termômetro para avaliarmos e termos dimensão de qual caminho devemos seguir para estabelecermos as parcerias”, afirmou.

A feira é organizada em conjunto pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma, Ministério da Agricultura e Assuntos Rurais, Administração Nacional da Propriedade Intelectual, Academia de Ciências da China, Academia Chinesa de Engenharia e Governo Popular Municipal de Shenzhen.

O sistema de participação virtual foi implantado este ano em virtude da pandemia da Covid-19. Este formato incentivará as empresas a exibirem virtualmente suas tecnologias e produtos por meio de comunicação instantânea com o público profissional no local.

Ao mesmo tempo, membros de delegação que estiveram na China poderão comparecer à feira para ajudar as empresas a fazerem contato com clientes e outros expositores.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Secretaria adia interrupção no tráfego da estrada Chapada-Cuiabá

A secretaria estadual de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) confirmou...

Trabalhador em condição análoga à de escravo é resgatado de carvoaria em Mato Grosso

Em ação de combate ao trabalho escravo contemporâneo, o...

Mulher que estava em moto morre após colisão com carro no Nortão

Um acidente de trânsito envolvendo um carro e uma...
PUBLICIDADE