sábado, 20/abril/2024
PUBLICIDADE

Mato Grosso mostra potencial dos quatro pólos regionais de turismo

PUBLICIDADE

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, participa nesta quarta-feira (01.06) da abertura do Salão do Turismo – Roteiros do Brasil, no Expo Center Norte, em São Paulo. O evento, que irá mostrar 438 novos roteiros turísticos identificados em 111 regiões turísticas do País, deverá reunir cerca de 100 mil pessoas durante os cinco dias da mostra. A secretária do Desenvolvimento do Turismo de Mato Grosso, Yêda Assis, que representará o governador Blairo Maggi, participa, ao lado de outras autoridades, da cerimônia. O Estado irá apresentar em seus estandes cinco novos roteiros que bem representam as belezas e o potencial turístico nos pólos Amazônia, Cerrado, Pantanal e Araguaia.

Lula deverá chegar ao local do Salão do Turismo por volta das 11h e participará das solenidades ao lado do ministro do Turismo, Walfrido dos Mares Guia, do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e do prefeito da Capital, José Serra, além de outras autoridades. Após os discursos, o presidente, juntamente com as autoridades, visitará os estandes dos 26 Estados, mais o do Distrito Federal, e também aproveitará para experimentar as comidas típicas de cada região que serão servidas durante uma mostra gastronômica.

Quatro ônibus vindos de Mato Grosso chegaram na madrugada desta quarta-feira a São Paulo. Três ônibus trouxeram representantes dos Municípios e no outro ônibus vieram integrantes das Manifestações Culturais – como o grupo os Mascarados, de Poconé, e também o músico Abel Santos (viola-de-cocho). Quem também participa dos shows que fazem parte do Salão do Turismo é o trio Pescuma, Henrique & Claudinho. Outros representantes de Mato Grosso também chegaram à capital paulista por via aérea.

Calcula-se que em torno de 400 pessoas devam participar do salão, entre empresários, operadores de turismo, agência de viagens, artesãos, artistas e prefeitos e representantes dos 31 Municípios mato-grossenses que fazem parte desta primeira etapa e terão os roteiros apresentados.

Na noite desta terça-feira (31), foi grande a movimentação em três pavilhões do Expo Center Norte, onde será realizado o Salão do Turismo, numa área de 24 mil metros quadrados. Muitos operários trabalhavam na colocação de carpetes sobre o piso dos pavilhões. Muita gente trabalhou intensamente na conclusão das vitrines dos estandes, onde ficarão expostos os produtos típicos de cada região, como artesanato e produtos alimentícios.

O estande de Mato Grosso está concentrado numa área de 800 metros quadrados, onde o espaço foi dividido igualmente entre outros três Estados do Centro Oeste – Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal. Na entrada do estande, se sobressai um enorme cocar indígena, juntamente com a logomarca do Governo do Estado de Mato Grosso.

O estande mato-grossense, além de divulgar os produtos típicos, vai mostrar para os visitantes os cinco roteiros turísticos. São eles: Ecoturismo (inclui os quatro pólos), Roteiro, Evento e Negócios (Região Metropolitana, Cuiabá e Várzea Grande), Pesca Esportiva (pólos Pantanal, Amazônia e Araguaia), Aventura (pólos Cerrado, Pantanal e Amazônia) e Roteiro Místico (pólos Araguaia e Cerrado). Quem visitar o estande receberá farto material informativo, incluindo uma revista que contém dados sobre os quatro pólos e os cinco roteiros.

Nesta quarta-feira, a partir das 16h, a visita aos estandes estará aberta apenas aos profissionais e também aos estudantes. Nos demais dias, até domingo (05.06), a visitação estará aberta também ao público em geral. Também serão realizadas, durante o Salão do Turismo, Rodadas de Negócios, nas quais operadores de turismo e agências de viagem terão encontros de 20 minutos para vender e comprar pacotes.

O programa Roteiros do Brasil foi lançado em abril do ano passado pelo Ministério do Turismo, com o apoio do Sebrae, com a finalidade de impulsionar a regionalização do turismo. A meta do Governo Federal é que, até o ano de 2007, cada Município brasileiro apresente pelo menos três novos destinos turísticos. Além das 111 regiões que apresentarão os roteiros durante o salão, outras 108 regiões já foram identificadas e os roteiros, que estão num processo de formatação, deverão estar incluídos na próxima etapa.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE