O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) divulgou hoje que Mato Grosso foi o Estado que mais desmatou florestas no mês de outubro com 232 km2. Cerca de 70% deste total foram de cortes raso de árvores. O Pará é o segundo com 218, seguido por Rondônia, com 36. No último mês, Mato Grosso também foi campeão dos desmates com 216 contra 127 do Pará.
De acordo com o Inpe, a queda nos desmates nos estados da Amazônia diminuiu pouco em relação a setembro. O levantamento com imagens de satélites, aponta que foram 541 ante aos 587 km2 de floresta derrubados ou degradados durante todo o mês de outubro. Em agosto deste ano, o total desmatado foi de 756.
Os técnicos usaram o sistema Deter (Detecção de Desmatamento em Tempo Real), que identifica apenas polígonos de desmatamento com área maior que 25 hectares por conta da resolução dos sensores espaciais (o DETER utiliza dados do sensor MODIS do satélite Terra e do sensor WFI do satélite sino-brasileiro CBERS, com resolução espacial de 250 metros). Devido à cobertura de nuvens, nem todos os desmatamentos maiores que 25 hectares são identificados pelo sistema.