PUBLICIDADE

Mato Grosso institui Plano Estadual sobre Álcool e Drogas

PUBLICIDADE

O governo de Mato Grosso instituiu, por meio de decreto, o Plano Estadual sobre Álcool e Drogas Ilícitas no Estado de Mato Grosso, que será composto por ações permanentes aprovadas pelo Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas (Conen-MT), órgão vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh). De acordo com o decreto, as propostas e demandas regionais, aprovadas pelos fóruns de políticas sobre drogas, deverão ser implementadas no plano estadual.

O secretário adjunto de Justiça, Luiz Fabrício Vieira Neto, explica que compete à Sejudh executar o plano, com a participação dos órgãos e entidades estaduais, bem como dos municípios, instituições constitucionais e organizações da sociedade civil. “Continuaremos a celebrar convênios com a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), visando sempre a obtenção de recursos do Fundo Nacional Antidrogas (Funad), para atender as ações do plano estadual, através de comissão especial, assegurada a participação de representantes do Tribunal de Justiça (TJMT) e da Procuradoria-Geral de Justiça (PGE)”.

Já a fiscalização, acompanhamento e execução do Plano é de corresponsabilidade de diversos órgãos da administração estadual, como as secretarias de Estado de Segurança Pública (Sesp); Educação (Seduc); Saúde (SES); Trabalho e Assistência Social (Setas) e Gabinete de Comunicação Social (Gcom); entre outros. “As internações compulsórias para tratamento de dependentes químicos, determinadas por órgãos do Poder Judiciário, deverão ser atendidas pelo Sistema Único de Saúde de Mato Grosso (SUS/MT,) em hospitais públicos, conveniados ou contratados”, informa o gestor da Adjunta de Justiça, responsável pelo produto.

A Superintendência de Políticas sobre Drogas (Supod) da Sejudh, poderá consultar, a qualquer tempo e oportunidade, o Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas, articulando de forma intersetorial público e privado as diretrizes da política nacional sobre drogas.

As ações gerais a serem desenvolvidas poderão ser propostas pelos integrantes do Sistema Estadual de Políticas sobre Drogas (Sisead/MT), e a execução do plano poderá ser realizada mediante convênios, acordos de cooperação técnica, contratos de gestão, termos de parceria e adesão.

Para a formulação do Plano, foram levadas em consideração as consequências sociais decorrentes do comércio e do consumo de drogas ilícitas na sociedade mato-grossense, entre as quais a perda prematura de vidas, a desagregação de famílias, o aumento da criminalidade difusa, notadamente homicídios, roubos e extorsões, e elevação dos gastos públicos.

“As políticas públicas sobre drogas somente serão eficazes se houver comprometimento e atuação orgânica do Estado e da sociedade civil; por isso o Governo Estadual se vê na obrigação de garantir a execução de políticas públicas de prevenção, tratamento, recuperação e reinserção social, redução de danos sociais e à saúde, redução de oferta, estudos, pesquisa e avaliação e que o enfrentamento às drogas ilícitas e ao uso abusivo das drogas lícitas é um dever do Estado”, destaca o secretário de Estado de Justiça e Direitos Humanos, Márcio Frederico de Oliveira Dorilêo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Suplente de vereador morre em acidente de carro em rodovia de Mato Grosso

Francisco Antônio de Matos, 62, morreu em um grave...

Prefeitura de Lucas abre seletivo com salários de até R$ 22 mil

A prefeitura de Lucas do Rio Verde divulgou hoje...

UFMT Sinop abre inscrições para seletivo de professor de medicina veterinária

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) publicou edital de...
PUBLICIDADE