A 2º Expedição Interoceânica, que irá percorrer cerca de 10 mil quilômetros entre os oceanos Atlântico e Pacífico, chega a Mato Grosso, no sábado (17), em Chapada dos Guimarães, e, no domingo (18), em Cuiabá e Cáceres. Na segunda edição, a iniciativa promove a integração dos países envolvidos na Copa 2014, mostrando sua viabilidade logística e turística, cruzando de Leste a Oeste o continente Sul-americano, com destaque para os percursos da BR-364, BR-317 e Carretera Interoceánica, estrada recentemente concluída que interliga o Brasil ao Peru.
Em Chapada dos Guimarães, a programação será realizada na Praça de Eventos; em Cuiabá, no Museu do Rio; e em Cáceres, na Praça de Rio Branco. Além de apresentações culturais, destaca-se o balão de ar quente de 30 metros com voos cativos que pode elevar-se do solo cerca de 10 a 40 metros de altura e acompanhará o roteiro que partirá na cidade de Santos, em São Paulo e seguirá para o Peru
A secretária de Desenvolvimento do Turismo de Mato Grosso, Teté Bezerra, explica que a Expedição irá percorrer a Rota Turística Internacional Pantanal Amazônia Andes Pacífico, produto turístico integrado entre os estados de Mato Grosso, Rondônia e Acre, e articulado em níveis nacionais com Embratur e Promperu, órgão de promoção do Peru, Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) de cada um dos estados e representantes do turismo.
"A parceria entre os estados da região amazônica mostra para o País que o futuro é caminharmos juntos. Se conseguirmos integrar os 27 estados, vamos gerar maior fortalecimento econômico, atrair nossos empresários, e teremos um dos maiores corredores turísticos do mundo", argumenta.
No total, serão 18 dias de evento onde a Expedição seguirá a programação dividida em duas partes. A primeira acontecerá no Brasil de 15 a 22 de novembro e passará pelas seguintes locais: Santos, São Paulo, Araçatuba, Campo Grande, Coxim, Rondonópolis, Chapada dos Guimarães, Cuiabá, Cáceres, Vilhena, Cacoal, Ji-Paraná, Ouro Preto D"Oeste, Ariquemes, Porto Velho e Rio Branco. A segunda etapa da programação vai do dia 23 de novembro até o dia 02 de dezembro e irá para os seguintes locais: Rio Branco, Puno, Arequipa, Matarani, Colca, Cusco, Vale Sagrado, Machu Picchu e Puerto Maldonado.
A iniciativa conta com apoio do Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Desenvolvimento do Turismo (Sedtur), do Governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, em parceria com a Embratur, EME Amazônia e Acre Convention & Visitors Bureau, Embaixada Peruana no Brasil e da Embaixada Brasileira no Peru.