Devido ao grande desastre causado pelas chuvas em 11 cidades de Santa Catarina, o Ministério Público Estadual de Mato Grosso e o juiz de Direito, José Zuquim Nogueira, solicitou ao Instituto de Metrologia e Qualidade de Mato Grosso (Imeq-MT), entrar em contato com o Governo de Santa Catarina para colaborarem com os desabrigados da enchente que destruiu boa parte do Estado, sendo assim, será feita a doação de 1 mil m³ de madeiras, equivalente a 80 caminhões de grande porte. A destinação dessas madeiras serão para utilidades e obras públicas, entidades assistenciais, mas principalmente, serão utilizadas para construções de novas casas.
O Imetro-SC, assumiu o recebimento e acompanhamento do destinamento do produto. O Governo de Santa Catarina, articulou-se junto ao sindicato das transportadoras de SC, e garantiu o transporte das madeiras, que sairão de Cuiabá com destino às cidades a serem atendidas.
Todas madeiras que entram ilegalmente em Mato Grosso, são apreendidas e encaminhadas para o depósito do Imeq-MT, que é o orgão responsável pelo armazenamento e destinamento do produto. Em 2008, mais de 49 mil m³ de madeira foram apreendidas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama), e 30 mil m³ foram apreendidas pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema). São muitas as madeiras que entram ilegais no Estado, no depósito do Imeq-MT são aproximadamente 10 mil m³ de madeiras que estão apreendida e inutilizadas até o momento.