O governador Blairo Maggi assinou, hoje, durante a solenidade de criação do Comitê Intersetorial de Políticas da Juventude, a convocação da 1ª Conferência Estadual da Juventude, prevista para dezembro.
O secretário adjunto Nacional de Juventude, órgão do Governo federal, Danilo Moreira, participou do lançamento e destacou que Mato Grosso é o primeiro Estado a convocar oficialmente a conferência estadual. “Mato Grosso se antecipou até ao Governo Federal. Isso demonstra atenção com essa parcela da população que tem muito a contribuir com o desenvolvimento do país”, afirmou Danilo.
A conferência estadual será precedida das conferências regionais e define os delegados para a nacional, em março de 2008.
Para o assessor especial da Juventude de Mato Grosso, Rafael Henrique da Cruz, que tomou posse hoje para conduzir o Comitê Intersetorial, a conferência será a oportunidade para os jovens mato-grossenses serem protagonistas na discussão da política que querem. Os encontros serão realizados em cidades-sedes dos consórcios intermunicipais de desenvolvimento econômico e sócioambiental.
Em Mato Grosso existem cerca de 1 milhão de jovens, na faixa de 15 a 29 anos.