Mato Grosso tem 32 espécies e subespécies de macacos vivendo em seu território, de acordo com lista divulgada pelo portal O Eco, com base em dados do Instituto de Conservação Ambiental Chico Mendes, há poucos dias. O Estado fica atrás apenas do Amazonas, com 95, e do Pará, com 40.
A publicação destacou o adaptável sagui-marrom (Mico melanurus), que ocorre amplamente nos três biomas do Estado (Amazônia, Cerrado e Pantanal) e o zogue-zogue-de-Mato-Grosso (Plecturocebus grovesi), descoberto em Alta Floresta, em 2019, que habita exclusivamente a área entre os rios Juruena e Teles Pires.
Empatados em quarto lugar estão outros dois Estados amazônicos, Acre e Rondônia, com 30 espécies. Fora do eixo amazônico, Minas Gerais figura no quinto lugar, com 17 espécies. Completam a lista Roraima, com 14, e Bahia, com 13.
O Brasil é o país com a maior diversidade de primatas do mundo, de acordo com o estudo. Há 151 espécies e subespécies reconhecidas oficialmente em todos os Estados, sendo 80 endêmicas, ou seja, podem ser encontradas apenas no país, com destaque para o Amazonas que, se fosse um país, apareceria em 3º no ranking mundial, atrás apenas do próprio Brasil e de Madagascar.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.


