sexta-feira, 19/abril/2024
PUBLICIDADE

Mato Grosso e Mato Grosso do Sul vão atuar juntos na Piracema 2005/2006

PUBLICIDADE

O período de defeso da piracema na bacia do Alto rio Paraguai de 2005/2006, será realizado entre 03 de novembro deste ano e 28 de fevereiro de 2005. A decisão foi tomada em reunião nos dias 11 e 12 deste mês, no auditório da Fundação Estadual de Meio Ambiente (Fema), pelo Grupo Técnico de Trabalho da bacia do Alto Paraguai (GTT), que objetiva harmonizar a gestão dos recursos hídricos de MT e MS, adotando um procedimento único.

A data escolhida em conjunto ocorreu após a confirmação do cruzamento de dados feito pelos dois Estados, no qual técnicos ambientais analisaram os resultados dos estudos de monitoramento da atividade reprodutiva dos peixes.

Segundo o coordenador do GTT, José Oswaldo J. de Mendonça, foram analisados mais de 1.000 exemplares de espécies nos seis meses do período da piracema anterior. Durante este tempo, as pesquisas abrangeram toda a bacia. “A metodologia utilizada e os resultados obtidos reafirmam o que já pensávamos que é de fundamental importância, ou seja, a necessidade de harmonizar as atividades entre os dois Estados”, declara Mendonça.

Esta é a primeira parte das ações do GTT. Estudos e pareceres técnicos estão sendo feitos para a análise da viabilidade de o grupo também atuar na Bacia do Araguaia.

O GTT foi criado através de portaria do Ibama em 29 de janeiro de 2004, e é constituído por técnicos e coordenadores da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Fema), Secretaria Estadual de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Sema), Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama), Centro de Pesquisa e Treinamento em Aqüicultura (Cepta), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS).

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Secretaria estuda medidas para ampliar segurança de motoristas de aplicativo em MT

A secretaria estadual de Segurança Pública (Sesp-MT) criou hoje...

Lula homologa terra indígena com 32 mil hectares em Mato Grosso

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou da...

Tribunal de Justiça faz concurso com 161 vagas para cartórios em Mato Grosso

O Poder Judiciário de Mato Grosso realizará, neste ano,...

Bombeiros devolvem à natureza tamanduá resgatado ferido em escola de Mato Grosso

Um tamanduá-bandeira foi devolvido à natureza ontem após ser...
PUBLICIDADE