PUBLICIDADE

Mato Grosso é cenário de conflito histórico por mineração de diamantes em terra indígena, aponta relatório

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

Um relatório do Ministério dos Povos Indígenas (MPI) aponta que a atividade minerária em terras indígenas, incluindo casos em Mato Grosso, viola direitos constitucionais e agrava a crise climática. O documento “Minando Direitos: Impactos da Mineração sobre os Povos Indígenas e o Clima”, lançado durante a COP 30, detalha conflitos na Amazônia, com foco no caso dos diamantes do povo Cinta Larga, cujo território se estende por Rondônia e Mato Grosso.

O estudo revela que os Cinta Larga, donos de uma das maiores jazidas de diamante do mundo, travam uma disputa judicial há mais de 20 anos. Enquanto há consenso contra a mineração no entorno de suas terras, parte do grupo defende a exploração controlada pela própria comunidade, desde que assegurados seus direitos. O caso aguarda posicionamento do Supremo Tribunal Federal (STF).

Conforme a publicação, a mineração em Terras Indígenas não se trata de falta de legislação, mas de descumprimento sistemático de normas já existentes, como a Constituição Federal de 1988 e a Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que garantem a proteção dos territórios e o direito à consulta livre, prévia e informada.

O relatório destaca que os impactos vão além da degradação ambiental, incluindo conflitos internos, cooptação de lideranças, aumento da violência local e contaminação de rios e solos por substâncias tóxicas. A consultora Ana Carolina Alfinito, do estudo, afirma que “muito antes da mineração começar, os interesses minerários já causam graves danos e impactos nos territórios”.

Entre as recomendações estão a garantia da Consulta Livre, Prévia e Informada com direito de veto das comunidades, a federalização do licenciamento de projetos que impactam Terras Indígenas, o apoio à autodeterminação por meio de políticas de etnodesenvolvimento e o fortalecimento da proteção territorial através da aceleração de demarcações.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Secretaria de MT alerta para cuidado no uso de pomadas e pastas modeladoras para o cabelo

A secretaria estadual de Saúde divulgou uma comunicação de...

Acidente entre dois carros deixa mais de 5 feridos em Sorriso

Um acidente de trânsito envolvendo dois veículos ocorreu esta...

Duas pessoas morrem em grave acidente em rodovia de Mato Grosso; 5 feridos

O grave acidente envolvendo duas carretas (Iveco 450 e...
PUBLICIDADE