Na primeira Semana Mundial de Segurança no Trânsito, promovida pela Organização Mundial da Saúde, uma nova pesquisa revela dados alarmantes sobre o número de mortes no Brasil. Mais de 35 mil pessoas morreram em acidentes de trânsito no país em 2005. E o jovem continua sendo a maior vítima.
Segundo dados do Ministério da Saúde divulgados nesta quarta-feira (25), as mortes no trânsito aumentaram 9% entre 2002 e 2005, ano em que foram registradas mais de 35 mil mortes no país.
Os números revelam um dado alarmante: entre 1990 e 2005, o número de mortes no trânsito em municípios com menos de 100 mil habitantes cresceu 72%.
Risco de morte por acidente
Santa Catarina é o estado com o maior risco de morte por acidentes de trânsito no país: a média passa de 32,2 pessoas em cem mil habitantes. Em seguida estão os estados de Roraima, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraná e Goiás.
Outro dado preocupante da pesquisa é o alto número de mortes entre os jovens no trânsito. Segundo o Ministério da Saúde, entre os mortos em Goiânia, 27,4% tinham menos de 24 anos.
“Nós temos que usar uma estratégia de comunicação mais eficaz para chegar ao jovem, que hoje usa droga, bebe, dirige em alta velocidade e infelizmente morre cotidianamente em número assustadores”, diz o ministro da Saúde, José Gomes Temporão.
Para conscientizar motoristas e motociclistas, uma campanha educativa ganhou as ruas. A idéia é investir nos motoristas de amanhã. Atualmente, cem jovens monitoram as faixas na capital, ajudam na segurança dos pedestres e orientam quem está por trás do volante.