Mato Grosso está em 11º lugar no ranking de feminicídios no Brasil, com índice de 5,4 mortes para cada 100 mil mulheres. A informação é do Mapa da Violência 2012, editado pelo Centro Brasileiro de Estudos Latino-Americanos. Espírito Santo é o estado brasileiro com a maior taxa de feminicídios, 9,8 a cada 100 mil, seguido por Alagoas (8,3) e Paraná (6,4). Em contrapartida, as taxas mais baixas são observadas nos estados do Piauí (2,5), São Paulo (3,2) e Santa Catarina (3,5).
Para reduzir esses índices, promover uma cultura de paz e ampliar o diálogo e a consciência pública sobre a violência contra a mulher está sendo lançada nesta segunda-feira (9 de março) a campanha nacional Justiça pela Paz em Casa. Com atividades em diversas comarcas do Estado, a campanha é promovida pela Corregedoria-Geral da Justiça em parceria com entidades públicas e privadas.
De acordo com a desembargadora Maria Aparecida Ribeiro, líder da campanha e responsável pela Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cemulher), esses índices são resultados de uma cultura de desvalor da mulher. “A mulher ainda é vista, em muitos casos, como propriedade do homem. E, diante dessa realidade, não há como se falar em equivalência de direitos”, defende.
Segundo a magistrada, a violência contra mulheres está relacionada a agressões, ameaças, estupros, assédios e assassinatos. “A discriminação é de gênero, pois o feminino ainda está subjugado ao masculino”.
PUBLICIDADE
Mato Grosso é 11º no ranking de feminicídios no país
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE