Ocupando o 10º lugar geral no Ranking de Competitividade dos Estados, Mato Grosso apresentou a maior evolução em infraestrutura do país no último ano. A melhora da qualidade das rodovias, segundo o estudo, impactou diretamente nesse resultado. As informações constam na pesquisa realizada pelo Centro de Liderança Pública (CLP), em parceria com a Consultoria Tendências e a Economist Intelligence Group.
O estudo avaliou 65 itens, que foram agrupados em dez pilares para chegar ao resultado geral. Mato Grosso subiu uma posição em relação ao ano passado, quando ocupava a 11ª posição. O principal destaque do Estado foi em relação à infraestrutura, com um salto da 24ª posição em 2015 para a 14ª este ano. O ranking considerou fatores como custo de combustíveis, custo de energia elétrica, mobilidade urbana e qualidade das rodovias, este último item com um avanço de 11 posições, passando da 23º colocação para a 12º.
Analista de finanças públicas na Tendências Consultoria e um dos autores do estudo, Fábio Klein pontua que a qualidade das rodovias é um dos indicadores mais importantes do pilar da Infraestrutura que, por sua vez, tem o segundo maior peso dentro do estudo, atrás somente da Segurança Pública. Isso ocorre porque o atual nível de carência de infraestrutura dos estados tem uma importância decisiva para a competitividade do país.
O professor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e especialista em Logística, Eldemir Pereira de Oliveira, complementa que além das melhorias visíveis promovidas no pavimento da BR-163, quem trafega pelo trecho passou a contar com serviços de atendimentos após a concessão, o que também reflete em ganho para os motoristas e, consequentemente, no Ranking de Competitividade dos Estados. “Quem trafega pela BR-163 percebe que houve uma melhora significativa após a concessão e isso impacta no interesse do setor produtivo, que passa a ver o Estado como mais atrativo”.
Desde o início da concessão, em março de 2014, a Rota do Oeste duplicou 117 quilômetros da BR-163, o equivalente a 26% dos 453 quilômetros que devem ser duplicados até 2019, conforme o contrato assinado com o Governo Federal. Além da ampliação da rodovia, a Concessionária atuou na recuperação superficial e profunda de 761 quilômetros de pavimento. Toda extensão contou ainda com a revitalização da sinalização e limpeza da faixa de domínio, além da implantação dos serviços operacionais com atendimento 24 horas aos usuários.
O diretor geral da concessionária, Paulo Meira Lins, entende que ainda há muito trabalho pela frente. Porém, pontua que os esforços da concessionária em realizar um bom serviço na BR-163/364, mesmo com todas as dificuldades de mercado, estão sendo reconhecidos e estão demonstrados no ranking. Lins destaca ainda que faz parte das metas da empresa garantir que Mato Grosso continue subindo nas colocações e ocupe posições ainda melhores. “Sabemos que o Estado tem muito o que crescer e queremos contribuir para isso, por meio do trabalho que fazemos e dos projetos que desenvolvemos para as rodovias sob a nossa responsabilidade”.
Para chegar ao resultado sobre a qualidade das rodovias, a pesquisa se baseou em dados da Confederação Nacional de Transportes (CNT), que este ano publicou o Anuário CNT do Transporte apontando que o índice de aprovação das rodovias este ano passou de 14% para 32%. Este foi o melhor resultado para o Estado desde 2005, quando o levantamento foi iniciado.
A informação é da assessoria de imprensa da Rota do Oeste.