PUBLICIDADE

Mato Grosso adere a projeto do governo federal e trabalhará primeira infância

PUBLICIDADE

A Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas) aderiu ao programa “Criança Feliz”, desenvolvido pelo governo Federal. Focado na primeira infância, a ação visa promover o desenvolvimento integral das crianças em seu ambiente familiar, bem como no contexto de vida.

A articulação será realizada por meio da secretaria-adjunta de Assistência Social da Setas, coordenada por Marilê Ferreira. A gestora explica que o “Criança Feliz”, concentra um esforço intersetorial, das quais participam ainda as áreas de saúde, justiça e direitos humanos, educação, entre outros, sendo que cada um destes, irá desenvolver atividades em sua referida área.

Na assistência social, o trabalho será executado por meio do tópico “Primeira Infância no Sistema Único de Assistência Social (Suas) ”. O trabalho irá consistir em visitas domiciliares, qualificação da oferta dos serviços socioassistenciais e fortalecimento da articulação da rede, qualificação dos serviços de acolhimento, fortalecimento da intersetorialidade e mobilização.

“Todas as ações do Criança Feliz são desenvolvidas de forma integrada, observando-se as competências dos entes federados e a articulação intersetorial. Na assistência social, trabalharemos focados na primeira infância do público do Suas, o que representa de fato a materialização da participação da política de assistência social no projeto”.

O público prioritário a ser trabalhado são gestantes, crianças de até trinta e seis meses e suas famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família (PBF), crianças de até setenta e dois meses e suas famílias beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada (PBC) e crianças de até setenta e dois meses afastadas do convívio familiar em razão da aplicação de medida protetiva.

“Praticamente o nosso foco serão gestantes e crianças da primeira infância e as famílias destas, que se encontram em situação de vulnerabilidade pessoal e social. Aderimos ao programa ainda em dezembro e agora iremos participar das qualificações para poder dar aporte aos municípios que também aderirem ao programa”.

O programa foi instituído pelo decreto nº 8.869 de 5 de outubro de 2016, com a finalidade de promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância. Coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, articula ações políticas de assistência social, saúde, educação, cultura, direitos humanos e direito das crianças e adolescentes.

Entre as competências de Mato Grosso na execução do Primeira Infância, o planejamento e coordenação de ações, prestação de apoio técnico, elaboração de materiais, realização de ações de mobilização intersetorial no âmbito estadual, articulação de ações intersetoriais com as diversas políticas públicas e execução das ações programa.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sorriso: aprovada mudança no ISS sobre cartórios que pode evitar perda de receita

Os vereadores aprovaram por unanimidade, em sessão extraordinária, hoje,...

Sepultada em Sinop mulher que morreu em colisão entre motos em rodovia

Merys Almeida Pereira, de 36 anos, foi sepultada, ontem,...

Ex-diretor da PRF Silvinei Vasques é preso no Paraguai

O ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF) Silvinei Vasques, foi...
PUBLICIDADE