terça-feira, 16/dezembro/2025
PUBLICIDADE

Mato Grosso: 6 espécies incluindo mógno e cerejeira continuam ameaçadas de extinção

PUBLICIDADE

O Mógno e a Cerejeira continuam ameaçados de extinção, de acordo com a nova lista oficial das espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção, elaborada pela Fundação Biodiversitas, sob encomenda do Ministério do Meio Ambiente. A nova lista relaciona 472 espécies, quatro vezes mais que a lista anterior, de 1992. Em Mato Grosso, são seis espécies: Mógno, Cerejeira, Aroeira do Sertão, Viguiera Corumbensis, Hiptis Frondosa e Cascudo. Minas Gerais é o líder do ranking com 126, Rio de Janeiro 107, Bahia 93, Espírito Santo 63 e São Paulo 52 são os estados com maior número de espécies ameaçadas.

O levantamento aponta que os biomas com maior número de espécies ameaçadas são a Mata Atlântica (276), o Cerrado (131) e a Caatinga (46). A Amazônia aparece com 24 espécies, o Pampa com 17 e o Pantanal com duas. Nenhuma espécie da lista anterior foi excluída.

O ministério planeja criar mais unidades de conservação, estimular a criação de reservas e tomar medidas para impedir o corte, o transporte e a comercialização de espécies ameaçadas, na tentativa de evitar a extinção. As espécies constantes na lista são consideradas prioritárias para efeito de concessão de apoio financeiro à conservação pelo governo federal e sua coleta será efetuada somente com autorização do órgão ambiental competente.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Secretaria adia interrupção no tráfego da estrada Chapada-Cuiabá

A secretaria estadual de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) confirmou...

Trabalhador em condição análoga à de escravo é resgatado de carvoaria em Mato Grosso

Em ação de combate ao trabalho escravo contemporâneo, o...

Mulher que estava em moto morre após colisão com carro no Nortão

Um acidente de trânsito envolvendo um carro e uma...
PUBLICIDADE